Design Thinking: entenda o que é e como aplicar na prática

Você sabe o que é Design Thinking e qual a sua importância? Saiba como solucionar problemas com uma mentalidade prática e centrada no usuário que leva à inovação e a uma vantagem competitiva.

O que é Design Thinking?

“Design thinking é uma abordagem antropocêntrica para inovação que usa ferramentas dos designers para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso dos negócios”, conceitua Tim Brown, autor do livro Change by Design.

O Design Thinking que significa “desenhar o pensamento”, ou em outras palavras, transformar suas ideias em ação, é uma ótima metodologia inovadora para simplificar seus processos e tirar as ideias do papel. Para resumir e ter uma visão mais ampla de como isso funciona, confira a imagem abaixo:

Essa é uma das formas mais famosas de desenvolver produtos, idealizar projetos e solucionar problemas se baseando no processo que designer utilizam, que fazem parte do conjunto de fazer pesquisas, brainstorms, prototipagem, etc. A abordagem completa do Design Thinking compreende 6 fases distintas, veja quais são elas.

Quais são as etapas do Design Thinking?

O processo de Design Thinking geralmente é feito em grupo e dividido em fases, que podem ser sete, cinco ou quatro, de acordo com o autor. A estrutura do design segue um fluxo geral que é de compreender, explorar e testar. Dentro dessas etapas maiores estão 6 fases: empatia, definir, idealizar, prototipar, testar e implementar.

 

1. Empatia

A etapa da empatia é quando você pode conduzir uma pesquisa para entender quais são as necessidades das pessoas (consumidores, colaboradores, público, usuários…) envolvidas no problema, o que precisam, gostam e querem. O objetivo é reunir o máxido de observações, para que você possa realmente começar a ter empatia com o outro e vice versa.

 

2. Definir

Combine todas as suas pesquisas e observe onde existem os problemas dos seus usuários. Ao identificar as necessidades de seus usuários, comece a destacar as oportunidades de inovação.

 

3. Idealizar

É o momento de fazer o brainstorm de várias ideias que atendam às necessidades não atendidas do usuário identificadas na fase de definição. Dê a você e sua equipe total liberdade, nenhuma ideia é impossível, rebuscada e a quantidade substitui a qualidade.

 

4. Protótipo

O objetivo desta fase é entender quais componentes de suas ideias funcionam ou não. Nesta fase, você começa a pensar no impacto x a viabilidade de suas ideias por meio de feedback sobre seus protótipos.

 

5. Teste

Retorne aos seus usuários e feedback para refletir se esta solução atende às necessidades dos usuários e melhorou como eles se sentem, pensam ou fazem suas tarefas.

 

6. Implementar

Por mais impactante que o design thinking possa ser para uma organização, ele só leva à verdadeira inovação se a visão for executada. O sucesso do design thinking está em sua capacidade de transformar um aspecto da vida do usuário final. Por isso, se lembre de certificar de que sua solução seja materializada.

 

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História do Design Thinking

É um equívoco pensar que o Design Thinking seja algo totalmente novo. O termo “Design Thinking” foi criado na década de 1990 por David Kelley e Tim Brown da IDEO, com Roger Martin, que desenvolveu métodos e ideias que foram usados por anos em um único conceito unificado.

Porém, antes mesmo de definirem esse termo, ele já era praticado há muito tempo por meio da criação de monumentos, pontes, automóveis e sistemas de metrô, que são todos exemplos de produtos finais dos processos de design. Isso só foi possível devido ao desenvolvimento de um processo criativo centrado no ser humano para construir soluções significativas e eficazes.

Com o tempo no mundo dos negócios, a abordagem de design centrado no ser humano provou ser um grande diferencial: as empresas que o usaram colheram os benefícios financeiros da criação de produtos moldados pelas necessidades humanas.

 

O que aprendemos com isso?

Vivemos uma Era de Experiências, sejam elas serviços ou produtos, e passamos a ter grandes expectativas em relação a essas experiências. Eles estão se tornando mais complexos por natureza, à medida que as informações e a tecnologia continuam a evoluir. Com cada evolução, surge um novo conjunto de necessidades não atendidas. Embora o design thinking seja simplesmente uma abordagem para a solução de problemas, ele aumenta a probabilidade de sucesso e de inovação.

 

 

 

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