A ArcelorMittal é uma multinacional reconhecida pela Forbes como uma das empresas mais inovadoras do Brasil. Em 2021, a AAA Inovação foi escolhida para desenvolver uma Academia de Inovação no setor de aços planos, com o objetivo de fomentar a cultura de inovação na empresa e capacitar seus colaboradores. Neste artigo, abordaremos como o programa foi desenvolvido e os resultados alcançados.
Desenvolvimento do programa personalizado
A partir de um diagnóstico realizado na empresa através da Matriz de Competências, foi desenvolvido um programa integrado de capacitação com duração de um ano. O programa foi estruturado em três etapas macros:
- Diagnóstico de necessidades;
- Criação de um programa personalizado;
- Capacitação de embaixadores da inovação.
Quais competências foram metrificadas?
Esse diagnóstico possibilitou entender, entre uma série de skills, quais delas determinado participante teria mais facilidade em desenvolver, aprimorar e aprender para se tornar um profissional inovador.
- Aprender com as experiências mal sucedidas;
- Capacidade de aprender;
- Colaboração;
- Comunicação efetiva;
- Criatividade e Inovação;
- Curiosidade;
- Iniciativa/Pró-atividade;
- Liderança;
- Pensamento crítico;
- Resolução de problemas complexos.
Cultura de Inovação: o que é e qual sua importância para os negócios?
Personalização do programa
A Matriz de Competências foi aplicada para entender as habilidades de cada participante, possibilitando a divisão dos colaboradores em grupos:
- Embaixadores da Inovação;
- Liderança;
- Nível Médio/Técnico;
- Nível Superior.
Além disso, os conteúdos foram separados em níveis de complexidade (awareness, treinamento formal, projetos práticos e soluções detalhadas) e distribuídos em quatro sprints de aprendizado.
Impactos positivos para a empresa
O programa personalizado foi capaz de desenvolver os colaboradores da ArcelorMittal de acordo com seus níveis hierárquicos e conhecimento prévio em inovação. O resultado final foi a otimização do aprendizado da equipe, aprimorando a cultura, atitude e mentalidade dos colaboradores, além de fomentar o senso de dono e a prototipagem. O NPS geral do projeto foi de 88, demonstrando a satisfação dos participantes com o programa.
O que aprendemos com isso?
O desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação é um desafio para muitas empresas. A ArcelorMittal, através da parceria com a AAA Inovação, conseguiu superar este desafio, implementando um programa personalizado de capacitação que resultou em impactos positivos para a cultura, mentalidade inovadora e performance da equipe.
Este artigo demonstra como a personalização de um programa de capacitação é fundamental para o sucesso de uma empresa e, ao investir em programas como este, a ArcelorMittal está dando um passo à frente na busca por uma organização cada vez mais inovadora e preparada para o futuro.