Cultura de Inovação: o que é e qual sua importância para os negócios?

Aprenda nesse artigo o que é e como construir uma Cultura de Inovação para seu negócio. Saiba como criar esse diferencial competitivo, consistente e duradouro, para que se torne tão própria e original que não pode ser copiada.

O que é Cultura de Inovação?

Para criar uma cultura de inovação é importante primeiro entender o que os termos “Cultura” e “Inovação”. A cultura irá representar os comportamentos, costumes e conhecimentos de um determinado grupo. Já a inovação demonstra o ato ou efeito de inovar. Se entende como algo novo, diferente, novidade.

Sendo assim, a Cultura de Inovação é tornar o ato de inovar um costume entre a equipe. Também fica claro como a inovação transversal a todos os departamentos e que inspira a todos os colaboradores, não ficando restrita a uma determinada pessoa ou equipe.

Com isso, as organizações que promovem uma cultura de inovação acreditam que a inovação não vem apenas dos líderes, mas de qualquer pessoa na organização.

 

Por que ter uma cultura de inovação?

Uma cultura de inovação impacta positivamente na otimização, melhoria e criatividade dos processos no ambiente de trabalho. A ideia é que os benefícios de maior produtividade e inovação sejam sentidos tanto pelos clientes quanto pelos colaboradores que ajudam a criar soluções diferenciadas. Entre os principais motivos que empresas buscam adotar uma cultura de inovação estão:
Reprodução AAA Inovação

 

Após definir o objetivo, é necessário elaborar um Plano de Ação para colocar a Cultura em prática, confira abaixo quais as iniciativas mais comuns que as empresas tomam para colocar esse plano em prática:

Principais Pilares da Cultura de Inovação

A Cultura de Inovação é formada por 4 Pilares:

Estratégia: A estratégia orienta os esforços da organização para explorar oportunidades de inovação, pois você sabe exatamente qual seu objetivo;

Governança e Gestão: A governança promove resultados positivos e facilita a conexão do time com todo o ecossistema de inovação;

Execução: Adotar com disciplina os métodos que funcionam não apenas na teoria, mas no atual ambiente de negócios;

Pessoas: Sem as pessoas, a cultura de inovação será apenas um ponto de força e uma ideia abstrata de onde a empresa poderia chegar.

5 formas de construir uma cultura de inovação

Construir uma Cultura de Inovação para sua empresa é fundamental, por ser capaz de criar um enorme diferencial competitivo e ser algo único da sua empresa e dificilmente plagiado. Com isso, confira a seguir cindo passos que vão te ajudar a desenvolver e aprimorar a cultura da sua equipe, segundo o fundador da AAA Inovação Allan Costa.

 

1. Liberdade de criação e liberdade para errar

O ambiente influencia muito as pessoas e deve ser positivo a ponto de fomentar a criatividade, gerar iniciativas e projetos. Por isso é tão importante construir um ambiente leve e inspirador. Propor reuniões de brainstorming, incentivar a autonomia e o sentimento de dono de todos os colaboradores, assim como o seu senso de inquietação e indignação. 

Cabe às liderança desenvolver um nível maior de resiliência, admitindo a realização de testes e aceitando os erros como formas de aperfeiçoamento. Ao dar liberdade para todos cometerem erros, encarando-os como aprendizados e não como algo ruim a ser punido, as equipes podem ousar mais em termos de criatividade.

 

2. Promova a confiança pessoal

O segundo passo está diretamente relacionado ao primeiro. Acolher os erros como aprendizados faz com que os membros da equipe se sintam confiantes em fazer propostas, criar projetos e buscar novos caminhos. Fomentar a autonomia individual coordenada ao trabalho em equipe é uma forma eficiente de fazer com que todos se sintam mais confiantes na sua própria capacidade de inovar. 

A falta de confiança faz com que as pessoas fiquem em sua zona de conforto, onde reprimem sua criatividade e, consequentemente, não são inovadoras. As empresas devem evitar essa espiral negativa a todo custo. 

 

3. Puna a acomodação

Uma empresa inovadora deve combater a acomodação. Um profissional aninhado na sua zona de conforto não ajuda a empresa a evoluir. Procure formas de inspirar e motivar a equipe e incentive a busca de novos conhecimentos, novos processos e soluções. 

Também vale ficar atento ao histórico de empresas que não souberam inovar ou que ignoraram novos caminhos, como foi o caso da Kodak, que desenvolveu um protótipo de câmera digital, mas deixou o projeto engavetado para não parar de vender filmes e produtos de revelação. Essa acomodação acabou sendo punida pela falência da empresa.

 

4. Premiar o esforço criativo

Reconhecimento e recompensas são os maiores motivadores para uma equipe. Mesmo que uma ideia não tenha resultados imediatos, o esforço deve ser reconhecido. Uma cultura de inovação permite que as pessoas experimentem novas soluções e processos, e é importante incentivar que esse processo seja contínuo. É interessante estabelecer metas e métricas – qualitativas e quantitativas – para criar esse sistema de recompensas.

 

5. Dê o exemplo

Quando somos crianças, tendemos a imitar o exemplo de nossos pais. À medida que crescemos, imitamos o exemplo de professores, instrutores e pessoas que admiramos. É comum imitarmos nossos líderes. Por isso é tão importante que o líder da equipe tome a iniciativa de ser inovador, isso motiva e inspira a equipe a fazer o mesmo.

 

Os valores de uma Cultura de Inovação

Qual a importância de ter uma cultura de inovação? Seus concorrentes podem copiar o seu produto, seus serviços e até mesmo suas estratégias, mas eles não podem copiar a cultura da sua equipe. Segundo o MIT, essas 9 características são destaque em empresas e equipes que apresentam uma cultura inovadora.

Indicadores da Cultura de Inovação

Diferente do que aprendemos na teoria na maioria das vezes, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração e que muitas vezes atrapalham ao colocar essa cultura em prática. Como por exemplo:

 

Esse frame pode ser usado para medir a cultura de uma equipe, e mapear pontos fortes e de melhoria. Veja alguns insights que devem ser levados em consideração ao metrificar a cultura do seu time:

  1. Tolerar o erro, não a incompetência;
  2. Experimentar novas ideias, mas fazê-lo com disciplina;
  3. Garantir a segurança psicológica, mas garantir a sinceridade plena;
  4. Incentivar a colaboração, mas sempre com responsabilidade individual;
  5. Hierarquia horizontal, mas com uma liderança forte;
  6. Aprendizado contínuo seguido de uma boa execução de conhecimento.

 

Quais são as principais dificuldades para ter uma cultura de inovação?

Quanto mais encontros realizados para discutir um determinado desafio com as áreas relacionadas – mais fácil será manter as pessoas engajadas. O resumo é que uma comunicação clara, mais pragmática, mostrando todo o processo, tende a facilitar diálogos mais engajadores.

Para demonstrar isso, a ACE Cortex fez uma pesquisa em agosto de 2022 da qual participaram 277 pessoas ativas no mercado de trabalho. Com isso, levantou as principais dificuldades que empresas tem ao adotar uma cultura de inovação.

Reprodução AAA Inovação

Para os entrevistados, a principal barreira apresentada para ter uma cultura de inovação na empresa é o silo existente entre áreas. Isso demonstra a importância (o que em alguns casos também pode ser um desafio) da cultura ser integrada, como um organismo vivo, único.

Outro ponto interessante é que a percepção sobre os responsáveis pela cultura de inovação da companhia, ainda está muito atrelada a um único setor, no caso, a área de inovação representa grande parte deste papel , enquanto o RH tem uma pequena parcela nisso.

 

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile