Creativity Report 2022: análise das marcas mais criativas do mundo

Conheça as empresas e profissionais destaques no Lions Creativity Report, lançado nesta quarta-feira (14) pela organização do Cannes Lions, o maior  festival de criatividade do mundo.

Lançado nesta quarta-feira (14) pela organização do festival, o Lions Creativity Report tem como objetivo apresentar insights e análises sobre a criatividade ao redor do mundo. O Brasil conquistou lugar de destaque em seis categorias:

Agência do ano conquistado pela Africa, VMLY&R em primeiro em entretenimento e David em terceiro na categoria experiência. Entre as agências independentes estão Tátil, em criação;  GUT São Paulo na categoria engajemento; e Soko, em entretenimento ocupando a terceira posição.

Além disso, a Africa teve dois profissionais reconhecidos por seus trabalhos. A dupla Bruno Reis e João Corazza ficou em nono lugar como Copywriter of the Year e Art Director of the Year, respectivamente.

 

As principais tendências Cannes Lions

1. Criatividade para o crescimento

Diversas marcas de todas as formas e tamanhos estão se tornando cada vez mais engenhosas e usando a criatividade para turbinar o seu crescimento. Segundo o estudo, como Berenberg e outras instituições financeiras instituições preveem uma recessão em 2023 – trazendo consigo um declínio nos gastos com anúncios. Por conta da acentuada incerteza, especialmente a inflação crescente há uma nova apreciação e abordagem para a eficácia. O diretor de marketing e comunicações da Mastercard, Raja Rajamannar, comentou:

“O marketing está perdendo sua credibilidade e sua gravidade porque os CEOs e CFOs percebem que o marketing é fofo. Mas quando você começa a focar na eficácia, isso traz o marketing de volta para o C-suite e dá a ele a estatura que realmente merece”.

 

Como aumentar a criatividade?

 

2. Soluções Escaláveis

Vá além da conscientização para identificar uma solução, compartilhá-la e dimensioná-la melhor. A escalabilidade foi uma característica comum entre muitos dos vencedores mais bem classificados deste ano. Os júris admiravam o trabalho que solucionava problemas e iam ainda mais longe, muitas vezes fazendo o solução de código aberto para que pudesse ser adotada em escala. Rob Reilly, Diretor de Criação, WPP comentou sobre o destaque da hiper-personalização:

“Vimos muitas marcas globais fazendo massivamente trabalho impactante nos mercados locais, e essa ideia de Diwali tinha uma visão cultural muito sutil. Estamos vendo isso cada vez mais”.

Além disso, podemos observar que as marcas vencedoras evidênciam soluções disruptivas semelhantes e mostraram um pensamento ousado, criativo e de impacto.

 

3. Criação com propósito

O presidente do júri do Titanium Lions, Rob Reilly, diretor global de criação, WPP, descreveu o vencedor do Grand Prix ‘Long Live The Prince’ como “impecável”. Ele acrescentou: “Idéias com propósito não vão a lugar nenhum se você não as trouxer para o mundo de forma disruptiva. Para vender para adolescentes, você precisa criar uma abordagem que pareça quase indetectável – você precisa de um propósito.” Isso ficou evidente em outros vencedores também.

 

4. Tecnologia a serviço da ideia

A tecnologia assume um forte papel de apoio para criativos conceitos, ajudando a impulsionar os objetivos comerciais. Em todo o Lions, a tecnologia foi amplamente integrada às estratégias de negócios com objetivos comerciais.

 

5. Convide todo mundo

O mundo está se tornando mais inclusivo e acessível através de uma mudança de trabalho positiva. As empresas não podem contar com pessoas apaixonadas para impulsionar a mudança”, disse Aline Santos, Chief Brand Officer da Unilever e Chief Equity, Diversity and Inclusion Officer, neste festival do ano. Ela acrescentou: “As organizações precisam pensar em como criar mudança.”

 

Marca Mais Criativa do Ano

O Burger King foi eleito a ‘Marca Criativa do Ano’ pela terceira vez ano consecutivo. O ano de 2022 viu o retorno de dois do Burger Vencedores do King’s Grand Prix de 2020: ‘Moldy Whopper’ levou o ouro no Creative Effectiveness Lions, enquanto um continuação de ‘Stevenage Challenge’ levou Bronze no Lions Estratégia Criativa.

Em segundo veio a VICE, que levou três Grands Prix para ‘The Unfiltered History Tour’ pela Dentsu Creative, Bangalore, que usava filtros do Instagram e imersivos áudio para revelar as verdadeiras origens dos artefatos no Museu Britânico. A Apple ficou em terceiro lugar. O trabalho vencedor apresentou a capacidades de seus produtos de forma inovadora: ‘Detetives’ e ‘Shot on iPhone 13 Pro – The Comeback’ ambos levaram Ouro no Film Lions. O próximo capítulo de seus Underdogs série levou vários Leões, incluindo o Grand Prix no Leões de Cinema.

 

Network do Ano

Trabalho que contribui para a Ogilvy ser coroada a empresa de Network do Ano veio de todo o mundo, incluindo Índia, Singapura, Austrália, Reino Unido e Grécia. Entre suas vitórias notáveis ??estava ‘Shah Rukh Khan-My-Ad’ por Ogilvy Mumbai. Outro trabalho incluiu ‘Morning After Island’ por Ogilvy Honduras, que levou quatro Leões de Ouro, três Leões e um Leão de Prata. ‘Courage is Beautiful’ de Dove levou ouro e prata em os Leões de Eficácia Criativa, enquanto ‘Reverse Selfie’ e ‘Toxic Influence’ também levaram o metal para a marca.

 

Agência do Ano

Com três grandes prêmios e nove leões adicionais, ‘The Unfiltered History Tour” foi a peça mais premiada de trabalhar no Cannes Lions 2022, ajudando a Dentsu Creative, Bangalore para garantir o prêmio de Agência do Ano. Presidente do Júri do Radio & Audio Lions, Mariana O’Kelly, O Diretor Executivo de Criação Global, Ogilvy, descreveu a visita ao museu virtual como “corajosa e disruptiva, perfeitamente misturando tecnologia com narrativa culturalmente perspicaz”.

Em segundo lugar ficou a agência independente We Believers, Nova york. Publicis Itália que ficou em terceiro lugar, teve sucesso com abordagem do trabalho ‘The Virtual Heineken Silver’, a primeira cerveja fabricada no metaverso, que levou quatro Leões, incluindo Silver no Brand Experience & Activation Lions.

 

Empresa Mais Criativa do Ano

O trabalho ousado e intencional ajudou a impulsionar WPP para o primeiro lugar, que teve um desempenho particularmente forte na área da saúde. O WPP também conquistou o Grand Prix inaugural no Creative B2B Lions por ‘Speaking in Color’, uma IA ativada por voz que permite arquitetos para identificar o tom exato que procuram.

A Omnicom ficou em segundo lugar. Entre suas vitórias em Grand Prix estava ‘Hope Reef’ para Marte (Industry Craft Lions, Media Lions). The Breakaway da Decathlon: a primeira equipe de eCycling para Os prisioneiros também conquistaram Grands Prix em dois Leões: Creative Estratégia e PR. Em terceiro lugar veio o IPG.

 

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