8 principais inovações tecnológicas investidas na Copa do Mundo de 2022

Soccer ball in flag colors on a dark abstract background. Qatar. 3D image.

Copa do Mundo de 2022 que será disputada no dia 20 novembro a 18 de dezembro no Catar, é um dos momentos em que pessoas do mundo todo se unem para torcer para seus respectivos países no maior campeonato esportivo do mundo. O Catar é um dos países mais ricos do mundo e o primeiro pais árabe do oriente médio se tornar sede da Copa do Mundo 2022. Não é surpresa que o país investe em várias inovações tecnológicas.

 

8 principais inovações tecnológicas na Copa do Mundo de 2022

Tudo indica que o Copa do Mundo de 2022 no Catar será um divisor de águas quando se pensa na forma de realizar e transmitir grandes eventos. Além de ter a possibilidade de trazer o tão sonhado hexa para o Brasil, o evento trará as seguintes inovações tecnológicas:

 

1. Inteligência artificial

A FIFA usará um sistema semiautônomo envolvendo inteligência artificial (IA) para sinalizar impedimentos pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Isso promete reduzir o tempo do VAR e levar os recursos a outro patamar. Na cobertura do estádio serão instaladas 12 câmeras, equipadas com recursos de aprendizado de máquina, para fotografar e rastrear até 29 pontos dos jogadores ao longo do jogo.

Além disso, há um chip de geolocalização sensível ao toque na bola. Com isso, informações sobre posicionamento e momentos do chute são enviadas ao software e os dados são traduzidos e repassados ??ao operador do VAR em forma de alerta. Espera-se que tudo isso aconteça em segundos e os árbitros no local serão alertados em breve. Essas informações também servirão para montar imagens em 3D que serão veiculadas no telão para que os fãs tirem suas próprias conclusões.

 

2. Internet das Coisas

As camisetas dos jogadores irão ter o IoT para auxiliar no treinamento, por meio da instalação de microsensores no tecido. Com isso, será possível identificar a temperatura do corpo, nível de estresse, respiração, hidratação e outros sinais vitais importantes.

Essas roupas inteligentes também conseguirão trocar informações umas com as outras via bluetooth e, irá detalhar uma série de dados sobre a performance e a saúde física dos atletas para gerar insights para a equipe técnica.

 

3. SuperApp

Os jogadores da Copa do Mundo de 2022 podem usar o aplicativo FIFA Player. Pela primeira vez. Ele oferece aos atletas informações sobre seu desempenho em campo imediatamente após cada jogo. Com o aplicativo, é possível saber quanto o jogador se move ao pegar a bola, quanta pressão ele exerce sobre o adversário, onde ele pega a bola, quanto ele percorre em vários limites de velocidade e etc.

Além disso, o evento deste ano também apresentou a tecnologia Bonocle e Feelix Palm. Bonocle que é a primeira plataforma de entretenimento Braille do mundo usando transcodificação e tecnologia Bluetooth. Ele usa pulsos elétricos para entregar mensagens em Braille para deficientes visuais sem restringir seus movimentos corporais ou auditivos.

 

4. Smart City

Em Lusail, uma das cidades sede da Copa, serão instalados diversos sensores pelas ruas que poderão dar informações em tempo real do trânsito, vagas de estacionamento ou horários de ônibus e metrô para os torcedores que baixarem o aplicativo.

Além disso vale destacar a história de Lusail, que foi construída praticamente do zero, com o objetivo de se tornar um modelo de smart cityEstá situada a apenas 15 km de Doha, a capital do país, e seu plano de construção foi acelerado logo após a eleição que garantiu o torneio no país.

Smart Cities: entenda o significado e quais são as cidades mais reconhecidas

 

5. Drones de segurança

O Ministério do Interior do Catar fez uma parceria com a empresa americana Fortem Technologies para usar drones para fazer a vigilância dos estádios.

Além de filmar e fazer patrulha, os equipamentos são capazes de interceptar “drones inimigos”. Os Drones Hunters, como são chamados pela companhia, atuam jogando uma rede contra o dispositivo suspeito e o levando para longe. Além disso, segundo a empresa desenvolvedora, os aparelhos vão atuar a uma distância de 1,5 km do ponto de interesse.

 

6. Conectividade 5G

Outra aposta tecnológica no Catar 22 será o uso da conexão 5G pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Isso vai garantir conectividade total para os cerca de 1 milhão de visitantes esperados no evento.

As possibilidades com a nova rede são imensas em relação ao uso de recursos interativos. Nos eventos em que foi testada, como a final da Copa Amir e a FIFA Arab Cup, foi criado um “estádio virtual” no Mall of Qatar, o principal shopping local.

Internet 5G chega nos Estados Unidos e deve gerar mais de 4,5 milhões de empregos

7. Energia dos estádios

O Catar é um país quente, com temperaturas que podem chegar a até 41°C, e para garantir o conforto térmico durante a competição, sete dos oito estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar contam com a tecnologia de refrigeração avançada para mantê-los a cerca de 20°C, temperatura considerada ideal para jogadores e torcedores.

O sistema, que é estimado ser mais sustentável e eficiente em termos de energia em comparação com as técnicas convencionais, usa uma combinação de isolamento e resfriamento direcionado para resfriar apenas os locais onde as pessoas estão.

8. Estádio desmontável

O estádio 974 é um dos oito estádios disponíveis para as partidas de futebol na copa do Catar, que pode ser desmontado após o final do torneio. O estádio 974 foi construído em cima de contêineres de metal e estruturas de aço modulares.

No final do torneio, ele poderá ser facilmente desmontado, além da construção ter sido bem mais barata. O estádio está localizado ao lado da costa, sendo o único a não ter a tecnologia de resfriamento avançada instalada nas dependências.

.

Quer a AAA Inovação ajudando sua empresa a crescer?

Sair da versão mobile