Desenvolvendo seu Networking: Comunicação sem relacionamento é só informação

É isso mesmo que você leu: comunicar sem construir relacionamento é só informação. Se as pessoas seguem você em uma rede social e não se relacionam, você apenas informa nas suas redes o que você faz, sem de fato comunicar o que você entrega e como pode ajudar as outras pessoas. 

Para entender melhor sobre a construção de relações profissionais, continue lendo o texto completo a seguir:

 

A importância de construir relações através da comunicação

Além de apenas informar as pessoas ao seu redor – gostaria que você se perguntasse: quem sabe o que você sabe? Comunicar o que você faz vai além do fazer. Você tem que mostrar, você tem que dizer! Pois o que conta não é só o que você sabe e o que você faz de melhor, mas quem sabe isso!

Então se pergunte novamente: quem sabe o que você sabe? É assim que você percebe que muita gente não sabe o que você faz e o que você entrega. E por quê? Simplesmente porque não contamos direito e não nos relacionamos com as pessoas que nos seguem e nos acompanham. Muitas vezes, apenas nos informamos de forma bem rasa por medo de acharem que estamos nos vendendo. 

Enquanto empreendedoras e apaixonadas por construir relacionamentos, aprendemos ao longo da jornada profissional que não contamos por medo de julgamentos. Imagina se as pessoas começam a nos enxergar como interesseiros ou como quem só quer se vender e se promover? 

 

O que é Networking?

Networking é sobre se interessar pelo que a outra pessoa faz. E, assim, ganhar a oportunidade de deixar alguém saber mais sobre o que sabemos e fazemos de melhor com nossos produtos ou serviços.

O neuropsicólogo César Fialho tem uma ótima definição sobre fazer networking com as pessoas e ir além de informar:

“Fazer networking é simplesmente conversar com pessoas e contar como você faz bem o que você está fazendo, no trabalho, no lazer ou em seu grupo social. Porque o que conta não é só o que você sabe, mas quem sabe o que você sabe!”

6 cuidados na hora de construir relacionamentos

Você precisa começar a construir a sua comunicação de forma mais eficaz e não apenas informativa. Pensando em como te ajudar, separamos 6 cuidados que você precisa ter na hora de construir relacionamentos profissionais e na hora de contar para as pessoas o que você sabe:

 

 1) Construa confiança a cada ponto de contato

Sem confiança não existe relacionamento, nem escuta, muito menos lembrança positiva do que você faz.

2) Atue a partir de causas

Além de saber o que você sabe, as pessoas querem saber por quais causas você atua, quais bandeiras você defende. Querem saber mais do que seu currículo e mini biografia. Querem se conectar com a sua história e experiências.

3) Estimule o compartilhamento e inspire parcerias

Só tenta se vender e é julgado como o interesseiro aquele que quer dominar o mundo sozinho, que se diz melhor em tudo e mais que todos. Diferente disso, se você estimula o compartilhamento e inspira parcerias, você abre espaço para que você possa inspirar e compartilhar o que você sabe, além de fazer isso por outras pessoas ao seu redor

4) Conte uma história memorável

A maneira como você conta o que sabe também importa! Conte o que você sabe de uma forma que crie conexão e gere impacto na outra pessoa que está te ouvindo ou lendo. Conte através de uma história memorável que seja capaz de fazer a pessoa lembrar de você depois que você sair.

5) Incorpore um posicionamento único

As pessoas tendem a não dar credibilidade para quem muda de opinião todo dia, por isso ter um posicionamento coerente é fundamental para construir a confiança que você deseja a cada ponto de contato.

6) Represente muito além de um produto ou serviço

Muito além de um produto, serviço, formação, sobrenome de família, empregos que passamos. É nossa história que tem tudo isso somado que conta e faz com que possamos contar o que sabemos de uma forma inesquecível. 

 

Lembre-se: fazer networking é se interessar pelas pessoas que estão  nas suas redes de contato e ao seu redor, e no momento de contar o que você sabe, fazer valer essa oportunidade.

Gostou das dicas? Agora queremos ver você aplicando no seu negócio e potencializando relacionamentos!

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