As competências não devem ser interpretadas como um componente curricular, mas tratadas de forma transdisciplinar, presentes em todas as áreas de conhecimento e etapas de aprendizado.
A Base Nacional Comum Curricular mapeou as principais competências que devem ser desenvolvidas para sua evolução. A competência é aquilo que permite aprimorar cada uma das habilidades e aprendizagens essenciais estipuladas pela Base.
Elas foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21.
As 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular
1. Conhecimento
Valorizando e utilizando conhecimentos historicamente construídos nos mundos físico, social, cultural e digital para compreender e interpretar a realidade, continuar aprendendo e colaborando para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
Demonstrar curiosidade intelectual e usar métodos científicos, incluindo pesquisa, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade, para investigar causas, desenvolver e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (incluindo problemas técnicos) com base em conhecimentos em diferentes áreas.
3. Repertório cultural
Valorizar e usufruir de uma ampla gama de expressões artísticas e culturais, do local ao global, e envolver-se em práticas diversas na produção artística e cultural.
4. Comunicação
Use o conhecimento de diferentes linguagens – verbais (movimento oral ou visual, como Libras e escrita), corpo, visão, som e números – bem como linguagens artísticas, matemáticas e científicas para se expressar e compartilhar informações, experiências, Pensamentos e sentimentos, e gerando significados que levam ao entendimento mútuo.
5. Cultura Digital
Compreender, usar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética em uma variedade de práticas sociais, incluindo práticas escolares, para comunicar, adquirir e disseminar informações, gerar conhecimento e resolver problemas da vida e exercer o protagonismo e autoria individual e coletiva.
6. Projetos de trabalho e vida
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, utilizando saberes e experiências que lhes permitam compreender as relações do mundo do trabalho e fazer escolhas condizentes com o exercício da cidadania e seus projetos de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade .
7. Argumento
Debater, desenvolver, negociar e defender ideias, perspectivas e decisões compartilhadas que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável nos níveis local, regional e global com base em fatos, dados e informações confiáveis. outros e a Terra.
8. Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se, cuidar da sua saúde física e mental, conhecer-se na diversidade humana, reconhecer as suas emoções e as dos outros, ter capacidade de autocrítica e de lidar com as emoções.
9. Empatia e cooperação
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10. Responsabilidade e cidadania