Ciclo da Inovação: Como impulsionar a inovação?

A velocidade na adoção de medidas inovadoras é fundamental para definir o sucesso de uma organização. Mas, como definir a velocidade ideal? Para descobrir o ritmo de inovação ideal para a cada empresa vale buscar inspiração nos aprendizados, insights e cases das gigantes da tecnologia que podem ser aplicados a todos os negócios.

Incorporar inovação na cultura, processos e lideranças da empresa, tornando-a um elemento cotidiano permite gerar vantagens competitivas continuamente.

O Ciclo da Inovação

Veja abaixo os 4 passos para impulsionar a inovação da sua equipe:

1. Construir conhecimento

É preciso capturar e analisar continuamente dados quantitativos e qualitativos. Sejam eles de produtos, serviços, uso e todas as outras atividades relevantes para construir um melhor entendimento de funcionários, clientes e outros usuários.

É importante integrar esses dados de uma forma que toda a equipe possa acessar e compreender de forma rápida e em tempo real.

2. Gerar Insights

Identifique oportunidades de melhoria por meio de análises contínuas desse conjunto de dados coletados, em combinação com pesquisas de satisfação e feedbacks. 

Assim, você pode encontrar novos valores por identificar onde estão as melhores oportunidades.

3. Conduzir experimentos

Gere soluções inovadoras estruturando testes rigorosos e rápidos. Os testes ajudam a monitorar os resultados, impactos, direcionam KPIs (Indicadores de Desempenho), eliminam desperdícios e ajudam a encontrar novas oportunidades.

4. Inovar

Encontrar novos produtos, recursos, e experiências para criar valor, relevância e confiança. Crie processos que permitam a entrega contínua de melhorias em produtos, serviços e plataformas. Assim, você pode conduzir o usuário para um engajamento mais rico e profundo.

Conheça os 4Ps da Inovação Eficiente!

Ciclo de um Projeto de Inovação

Confira algumas perguntas que podem te ajudar em cada etapa desse ciclo, respectivamente:

  1. Que problema ou necessidade sua solução inovadora vai resolver?
  2. O que outras empresas estão fazendo, quais estratégias funcionaram ou não?
  3. Como cada membro da minha equipe pode contribuir?
  4. Como minha ideia pode funcionar na vida real?
  5. Quais testes foram melhores recebidos e o que eles têm em comum (testes A/B)?
  6. Quais os pontos fortes e de melhoria do meu projeto?

 

Levando sua Inovação para o próximo nível

Para sair do básico, existem 5 ações que você pode adotar para maximizar o impacto desse ciclo de inovação:

  1. Comece pequeno, pense grande. Os líderes devem capacitar sua equipe para resolver problemas de uma forma inovadora. Ao contrário das abordagens tradicionais, em que esse tipo de investimento é muito ousado e pesado, um líder inovador vê isso como um investimento ousado mas necessário.
  2. Aprenda construindo. A equipe de inovação deve construir algo útil e rápido para obter feedbacks e fazer ajustes. A mentalidade inovadora vê como fácil e eficiente aprender diretamente com o usuário final.
  3. Adote uma atitude de “mostre, não conte”. As equipes devem produzir resultados tangíveis para apresentar à liderança. Ao contrário do processo tradicional, uma série de experimentos rápidos são mais eficazes para acelerar a inovação.
  4. Faça o primeiro ciclo acontecer. O líder deve dar o impulso inicial para motivar e treinar a equipe. Após os estágios iniciais, fica mais fácil tornar a inovação uma rotina do dia a dia da equipe.
  5. Impulsione a mudança de dentro para fora. Ações e resultados falam mais do que visões e estratégias. Para inspirar a mudança, o líder deve colocar as equipes para mostrar suas ideias, experimentos e resultados.

Deseja ser um profissional Inovador? Conheça agora o Streaming da AAA Inovação:

Sair da versão mobile