Bem vindo ao futuro!
A seguir, mostraremos algumas das inovações mais incríveis apresentadas no Consumer Electronics Show aqui em Las Vegas (CES 2023). Telas mais finas (e continuam dobráveis também!), laptops mais leves, mais dispositivos conectados para casa, tudo habilitado para IA, headsets VR / AR / MR e muita automação em automóveis. Vejam algumas destas inovações e por que elas são tão interessantes.
1. Instrumento Terapêutico CRDL
Às vezes, as invenções mais interessantes desafiam a descrição e estão repletas de contradições. O CRDL foi o exemplo perfeito… um dispositivo que é uma ferramenta terapêutica, um instrumento mágico e uma peça de arte em um só artefato. Foi sem dúvida, um dos produtos com o design mais bonito da CES deste ano e também ganhou um prêmio de inovação. A missão do produto também é mágica, pois usa tons e design centrado no ser humano para permitir conexões mais significativas entre pessoas com deficiências físicas ou cognitivas, como demência, autismo, deficiência mental ou deficiência visual, traduzindo o toque em som. Diferentes tipos de toque irão desencadear diferentes sons que melhoram a experiência emocional, permitindo que as pessoas se conectem natural e espontaneamente. A única coisa que está errada com este produto é o nome terrível. Obviamente, “CRDL” deve significar algo relevante para o autor que não tivemos acesso, ou até algo como o atalho de teclado CTRL e é desnecessariamente confuso.
2. Trajes de exoesqueletos biônicos alemães
E se os trabalhos fisicamente exigentes pudessem ser realizados por mais pessoas e com mais segurança? Prometendo “revolucionar a segurança no local de trabalho”, a German Bionic está apresentando um novo exoesqueleto que pode reduzir dores e lesões em trabalhos fisicamente exigentes. Combinado com outros exoesqueletos conceituais que podem até permitir que deficientes físicos andem, essa ideia de aprimoramento físico por meio de exoesqueletos pode decolar este ano.
3. Robô de colheita agrícola
A ideia de Agtech (Tecnologia Agrícola) pode não parecer imediatamente um tema natural em uma feira sobre tecnologias de consumo… e certamente não recebe muitas manchetes. Apesar da tendência da mídia popular de ignorar o espaço, muitas novidades fascinantes estão chegando para o setor e vale a pena compartilhar. A AGRIST, uma startup japonesa de agrotecnologia, introduziu um robô de colheita alimentado por IA “capaz de identificar e colher automaticamente pimentões prontos para colheita com precisão milimétrica através de folhas espessas”. Ganhou o Prêmio de Inovação CES 2023 na categoria de robótica. Outras inovações populares incluíram o trator autônomo da John Deere que foi um sucesso na feira do ano passado, comida feita com um micróbio que só pode ser encontrado nas fontes ácidas do vulcão do parque de Yellowstone e um robô de impressão 3D que é literalmente o equivalente moderno do um replicador de alimentos.
4. Veículo de Transporte Autônomo HOLON
Os conceitos automotivos recebem regularmente alguns dos primeiros rumores na CES, e é fácil entender por quê. Os veículos-conceito são lindos, as reivindicações são ousadas e a implementação muitas vezes é tentadoramente próxima. O transporte elétrico de pessoas Holon, por exemplo, é uma opção de transporte público projetada para acomodar 15 pessoas por vez e planeja executar um programa piloto na Alemanha ainda este ano, com implementação nos EUA em 2025. Os primeiros usos provavelmente incluirão instituições privadas como aeroportos e parques nacionais. Outra opção de transporte urbano que parecia estar gerando burburinho foi o Squad Mobility Solar City Car para passageiros urbanos.
5. Excursões virtuais da Beeyonder
Passear em frente ao chafariz do hotel Bellagio, em Las Vega, à noite, é uma experiência mágica. Tão mágico que, em uma noite normal, você testemunhará dezenas de pessoas ao vivo compartilhando o momento com um ente querido que não está com eles. Normalmente, esse tipo de experiência transmitida é aquela que apenas um membro da família ou amigo se daria ao trabalho de oferecer. Com o objetivo de empacotar esse tipo de momento para uma distribuição mais ampla, a Beeyonder é uma startup que espera “ajudar a expandir a definição tradicional de viagem”. A empresa trabalha com um grupo curador de guias turísticos reais que o levarão a uma jornada por suas amadas cidades em um formato personalizado e íntimo que pode ser a próxima melhor coisa a estar lá você mesmo.
6. Camisa OWO Haptic
Se você quer ficar mais futurista com sua tecnologia, provavelmente vai gostar dessa ideia da OWO, empresa que tem uma camisa háptica que pode “reproduzir um número infinito de sensações físicas realistas. E como cada corpo é diferente, você pode calibrar as sensações para tornar sua experiência única.” Os jogos são a primeira aplicação óbvia para essa tecnologia, mas à medida que a tecnologia melhora, provavelmente a veremos sendo usada em treinamento e desenvolvimento para uma variedade de setores, para aprimorar a experiência em shows de música ao vivo ou eventos esportivos, como uma nova dimensão para filmes imersivos e no setor de saúde, bem como para reabilitação ou em outras áreas.
7. Cartuchos de fragrância com tecnologia OVR
Os aromas podem levá-lo imediatamente a um lugar e aprimorar uma experiência, mas sempre foram notoriamente difíceis de serem recriados de maneira intencional através da tecnologia. Mas uma empresa chamada OVR Technology parece ter encontrado a solução. Trata-se de um dispositivo chamado ION3 que carrega um cartucho que pode produzir “milhares de aromas digitais”. Um aplicativo permite ao usuário acessar a biblioteca de conteúdo e até compor seus próprios aromas digitais exclusivos.
8. Vape de ar com sabor zero CAPNOS
Quando o estudante universitário Brendan Wang quis parar de fumar, ele achou quase impossível. Depois de tentar parar sem sucesso e estudar por que campanhas baseadas no medo ou outros métodos para parar simplesmente não estavam funcionando – ele percebeu que, para ajudar as pessoas a parar, ele teria que criar um produto que pudesse satisfazer suas “fixações orais”. Depois de dois anos, construiu o CAPNOS Zero, um produto que funciona como um vape, mas com ar aromatizado pressurizado. Até o momento, a empresa vendeu mais de 20.000 unidades e 75% de seus clientes indicaram que desistiram (uma taxa de sucesso muito maior do que a goma de nicotina).
9. Zoundream: um tradutor de choro de bebê
Você pode usar aprendizado profundo e IA para decodificar o que um bebê quer quando chora? Várias empresas da CES parecem pensar assim. A Zoundream é uma startup que usa IA e reconhecimento de som para “decifrar as necessidades, emoções e estado físico de um bebê [ao] processar o som em uma série de modelos internos de aprendizado profundo para extrair o significado do choro de um bebê”. Este também não é um conceito único e peculiar. Uma empresa taiwanesa chamada Q-bear também está oferecendo um produto para decodificar ruídos de bebês.
10. Nowatch
Este é o primeiro “consciente” do mundo. Mas o que é isso, você de estar se perguntamdo? Um wearable, aparentemente, é um dispositivo que ajuda a torná-lo mais consciente do que está ao seu redor, lembrando-o de respirar e estar mais atento e pode ajudá-lo a viver melhor cada o momento. De acordo com os materiais de marketing do produto apresentado na feira, você pode restaurar o equilíbrio e o bem-estar em todos os momentos para uma vida mais plenamente vivida. As diferentes combinações de pedras que você pode escolher, oferecem uma camada adicional de personalização.
11. Carro Voador Aska
Não seria CES sem pelo menos um conceito de carro voador. O que tornou este interessante, foi o design intencional para que pudesse dobrar e caber em uma vaga de estacionamento regular. Afinal, não importa quanto tempo possamos gostar de voar, pois eventualmente teremos que estacionar nosso carro voador em algum lugar, certo?
12. Toalete para análise de urina U-Scan
A ideia de que seu banheiro pode se tornar capaz de fornecer informações úteis sobre saúde e bem-estar é única, mas não exagerada. A ambição deste minúsculo dispositivo, no entanto, é ajudar em tudo, desde melhorar a nutrição e hidratação, até informações que possam otimizar os ciclos menstruais e ajudar a “aliviar as mulheres da carga mental que vem com as flutuações hormonais mensais. O U-Scan, é o primeiro guia de sincronização de ciclo baseado em hormônios.
13. Projeto Controle Acessível Leonardo para PlayStation 5
Os esforços para tornar os jogos mais inclusivos podem ajudar a criar inovações úteis também em outros setores, e o novo controle acessível do Playstation parece ser um exemplo perfeito disso. A Sony apresentou um controle desenvolvido com as principais contribuições de especialistas em acessibilidade, membros da sua comunidade e desenvolvedores de jogos. São mais fáceis de serem manusiados e trazem uma maior conforto utilizações por períodos mais longos.
14. Caneta digital inteligente Nuwa
Esta pode ser uma “nova maneira mágica de escrever digitalmente”. Esse é um bom slogan, mas esta caneta lindamente projetada realmente parece oferecer algo mágico. Você pode escrever com ela como uma caneta normal em papel normal (e o sistema de câmera integrado digitalizará tudo o que você escrever enquanto escreve). Esta pode realmente ser a “Caneta do futuro”.
15. Cobertura Plana Sustentável Leadax
Antes de nos aprofundarmos nos grandes gadgets, não vamos esquecer quanta tecnologia existe na CES que está reinventando quase todos os setores. A Leadax faz telhados sustentáveis reaproveitando plástico usado – um lembrete oportuno de que a solução de muitos problemas ambientais no mundo pode começar repensando o telhado acima de nossas cabeças.
16. L’Oreal Brow Magic
Conseguir as sobrancelhas perfeitas costumava exigir serviços profissionais como microblading, mas agora você pode fazer tudo em casa com o L’Oréal Brow Magic, que ajuda as pessoas a “conseguir uma sobrancelha personalizada em casa com base em suas sobrancelhas naturais e características faciais”. O produto também pode escanear seu rosto e fazer recomendações para efeitos de microblading, micro-sombreamento ou preenchimento. Juntamente com este novo produto, o Hapta é um “aplicador de maquiagem inteligente computadorizado portátil”, projetado para pessoas com mão e movimento do braço limitados para aplicar melhor a maquiagem. Ambos são resultados do investimento da marca de beleza em um modelo de laboratório incubador que parece estar valendo a pena.
17. Narrativa de Próxima Geração do Largo.ai
“Combine sua intuição com inteligência artificial.” Esse é o argumento dessa ferramenta projetada para ajudar qualquer pessoa no ramo de produção de filmes, desde sugestões de elenco usando IA até análise de roteiro. À medida que muitas pessoas começam a entender o potencial das ferramentas de IA que mudam o jogo, veremos muito mais dessas implementações de nicho projetadas para públicos criativos muito específicos e construídas com a intenção de aumentar sua criatividade em vez de substituir qualquer função ou tarefa.
18. Eletrodomésticos Samsung
Os eletrodomésticos na CES são sempre uma categoria divertida e este ano houve um monte de inovações que chamaram a atenção. Além de todos os fabricantes criarem designs mais ecológicos, a Samsung teve algumas ideias que realmente se destacaram, como um forno inteligente que usa IA para evitar cozimento excessivo e máquinas de lavar que removem microplásticos de suas roupas para proteger nossos cursos de água.
19. Roland Piano com Drone Surround Sound
Para estrear seu modelo de piano conceitual de 50º aniversário na CES 2023, a marca de música japonesa Roland compartilhou um conceito que inclui drones com alto-falantes pairando para criar um efeito de som surround. No processo, eles introduziram um novo conceito de entretenimento imersivo no qual muitas pessoas realmente não pensavam … drones para exibições sônicas. Já vemos exibições de fogos de artifício de drones. Como seria programar um monte de drones que carregam sons de diferentes tipos e criar tudo isso como uma espécie de sinfonia em movimento? A imagem mental em minha cabeça para isso parece muito legal. Eu adoraria ver alguém fazer isso na vida real.
20. Licença de bate-papo
Como podemos ajudar jovens e velhos usuários de smartphones a adotar bons hábitos com seus telefones? O ChatLicense tem uma solução intrigante – um “jogo de diploma de smartphone online” que permite aos usuários clicar em uma série de perguntas e cenários para aprender como usar melhor seu smartphone. O objetivo é “ajudar uma nova geração a usar as telas de forma responsável e resiliente”. Isso é brilhante em vários níveis. Ele usa a noção de um diploma que você pode ganhar como um incentivo para que os usuários realmente o concluam. E eles usam os jogos como uma maneira mais fácil de tornar acessíveis lições importantes que muitos usuários de smartphones nunca aprendem.
21. O temporizador de tração Ampere
Este dispositivo vai em uma direção diferente do ChatLicense para resolver um problema semelhante. O Ampere Traction Timer é um cofre pessoal no qual você pode colocar seu telefone e, em seguida, definir um cronômetro por um período de tempo pelo qual você se forçará a permanecer separado do telefone. Após o tempo alocado, você pode recuperar o acesso ao seu dispositivo. Um presente perfeito para aquele membro da família ou amigo que tem total falta de autocontrole quando se trata de seu telefone.
22. Ferramenta de Navegação Ashirase
Em vez de depender da navegação baseada em voz, essa ferramenta inteligente usa vibrações para ajudar o usuário a saber para onde ir e como navegar para onde deseja ir. É uma ótima maneira de evitar andar em um lugar novo e ficar colado ao telefone para obter instruções, e também uma ferramenta útil para deficientes visuais ou outras pessoas com deficiência.
23. Nourished x Neutrogena Skin360 Skinstacks
A marca de cuidados com a pele Neutrogena se uniu à impressora 3D para suplementos de saúde e bem-estar Nourished para criar uma série de gomas diárias de nutrientes para a pele que eles chamam de Skinstacks. Se você conseguir superar o nome estranho, esse conceito de impressão 3D de suplementos de bem-estar personalizados com base em uma avaliação do seu tipo de pele é intrigante e pode ser considerado para todos os tipos de outras categorias de suplementos que as pessoas normalmente recebem. Quando combinado com aplicativos inteligentes ou ferramentas de monitoramento de saúde, as possibilidades são enormes.
24. Candela Barco “Voador”
Os vídeos deste chamado barco “voador” se tornaram virais nas últimas semans. A marca sueca Candela, é conhecida como um barco elétrico hidrofólio e minimiza a poluição e o rastro enquanto navega acima das ondas para um passeio mais confortável. Já sendo descritos como “o futuro da mobilidade”, os barcos geraram muito burburinho na feira.
25. Telas sem toque táteis da Holo Industries
A empresa por trás da tecnologia pioneira de telas holográficas tem experimentado adicionar uma resposta de feedback a uma tela holográfica. O que isto significa? Como eles descrevem, “pela primeira vez, os usuários podem não apenas ver uma holografia, mas também podem tocá-la, beliscar, rolar, girar e manipular qualquer imagem no ar”. Em outras palavras, você pode sentir como se estivesse interagindo com uma tela real, mesmo que seja apenas um holograma flutuante no ar. Não é de admirar que eles o descrevam como um “momento divisor de águas para a interação homem-máquina”.
Como as inovações desta lista foram selecionadas? Com base nas primeiras análises, entrevistas e pesquisas do salão da feira aqui em Las Vegas para a CES 2023, essas tecnologias e produtos foram os que se destacaram como fascinantes, incomuns e revolucionários. Nosso objetivo ao selecioná-los, foi oferecer uma amostra das ideias fascinantes espalhadas pela convenção.
Traduzido e adaptado de Rohit Bhargava, fundador e curador-chefe de tendências da Non-Obvious Company e co-fundador da Ideapress Publishing