CES 2022: maiores novidades mais datas, programação e muito mais

Após uma edição online em 2021, a maior feira tecnológica do mundo, a Consumers Electronic Show (CES), finalmente retorna ao formato físico em 2022, em Las Vegas nos Estados Unidos. Mesmo que a CES 2022 esteja oficialmente marcada para começar no dia 5 e ir até dia 7 de janeiro, várias marcas já adiantaram suas novidades para para divulgar no dia 4 de janeiro no evento.

A CES 2022 receberá grandes nomes do setor, como a fabricante de chips Qualcomm, a Luminar, líder em tecnologias de percepção de distância e a Waymo, da Alphabet – controladora do Google -, que é pioneira na indústria de autônomos. Além do setor automotivo estará em peso neste ano como Hyundai, Toyota, Daimler, FCA (Fiat Chrysler) e Stellantis.

 

O que esperar da CES 2022?

Imagem via RYO Alexandre | Shutterstock

O maior evento de tecnologia do mundo é um dos ambientes ideais para o lançamento de grandes inovações. Além de  trazer algumas das principais tendências para o chamado mundo pós-covid-19. Entre as soluções, há a expectativa de que sejam apresentadas as seguintes iniciativas:

 

1. Automação inteligente

Baseada em infraestruturas em nuvem, até como uma forma de lidar com as limitações de horas de trabalho. Essa tendência deve impulsionar, inclusive, um segmento de veículos autônomos que ganha cada vez mais atenção e investimentos no mundo. E também, processos de automação no mercado de foodtechs que, pela primeira vez, estará na CES como uma categoria própria.

 

2. Metaverso

A edição de 2022 deve apresentar as tecnologias que darão base para a construção da chamada “próxima geração da Internet”. A expectativa é de que os expositores levem as suas últimas novidades em tecnologia de jogos e destaquem o potencial desses produtos quando conectados com o metaverso, como a criação de eventos, encontros e interações.

 

3. Realidade Expandida e Aumentada

Por causa de todo o ecossistema que está sendo desenvolvido devido ao metaverso, soluções de Realidade Expandida (XR, ou Expanded Reality) e Realidade Aumentada (AR, augmented reality), que permitem, por exemplo, que usuários experimentem roupas compradas virtualmente usando lentes AR e sobrepondo as peças, estejam entre os destaques.

 

4. NFTs

Outro segmento em destaque é o de infraestrutura financeira, com as NFTs (Non-Fungible-Token), as criptomoedas e tecnologias de blockchain, que começam a sedimentar essa essa economia digital.

“O ecossistema de ativos digitais está preparado para um crescimento significativo em 2022 e além. A CES apresentará esta nova indústria e explicará como a arte digital é exibida, compartilhada e apreciada”, explica Karen Chupka, VP da Consumer Technology Association (CTA).

 

5. Tecnologia espacial

O segmento de tecnologia espacial tende a ganhar ainda mais visibilidade na edição de 2022, segundo os organizadores da CES 2022. A tecnologia está promovendo oportunidades para a exploração do espaço e as condições de vida no espaço, há a abertura para a criação de novos serviços de comunicação e novas aplicações em biologia e saúde humana.

 

Agenda CES 2022 e como assistir

Por conta da pandemia, muitas empresas decidiram cancelar sua participação no evento presencial nas últimas semanas. A lista de desistentes já inclui Google, IBM, Amazon, T-Mobile, Meta, BMW e Mercedes. Confira a seguir o cronograma das principais apresentações das empresas confirmadas no dia 4 de janeiro, que estão publicamente disponíveis e onde vão acontecer e como assistir a cada uma delas.

 

AMD

Os consumidores da AMD esperam que a companhia anuncie a próxima geração da linha Ryzen para notebooks convencionais e de alto desempenho, além da série Vermeer S de processadores de 7nm. A conferência da empresa está marcada para o dia 4 de janeiro às 12h (horário de Brasília).

 

Bosch

Na CES deste ano, em Las Vegas, a Bosch apresenta produtos, serviços inteligentes e sustentáveis para uma vida conectada, seja em casa ou na estrada. A conferência da empresa está marcada para o dia 4 de janeiro às 13h (horário de Brasília).

 

LG

A LG sempre teve presença forte na CES e em 2022 não deve ser diferente. A gigante sul-coreana deve anunciar aparelhos de áudio, eletrodomésticos, tecnologias para casas inteligentes e uma nova TV. A conferência da empresa está marcada para o dia 4 de janeiro às 13h (horário de Brasília).

 

Nvidia

A Nvidia também confirmou presença no evento e rumores indicam que as placas GeForce RTX 3090 Ti e notebooks gamer com GPUs GeForce RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti serão anunciados no evento. A companhia também deve anunciar novidades relacionadas à inteligência artificial nos jogos. A conferência está marcada para acontecer no dia 4 de janeiro às 13h (horário de Brasília).

 

Hisense

Todos os anos, a empresa Hisense tem nos presenteados com novidades fantásticas nos eventos decorrentes da CES. Na CES 2022 não será diferente, a empresa acaba anunciou sua nova linha de produtos para 2022 que serão apresentados na feira. A conferência está marcada para acontecer no dia 4 de janeiro às 14h (horário de Brasília).

 

Intel

A Intel deve revelar mais informações sobre os chips Alder Lake de 12ª geração e muitos tamém aguardam o anúncio da nova GPU Alchemist. A conferência também será realizada no dia 4 de janeiro às 15h (horário de Brasília).

 

Qualcomm

O presidente e CEO da Qualcomm, Cristiano Amon nos conduzirá ao novo ano com alguns anúncios emocionantes sobre os mais recentes produtos e tecnologias da empresa na CES 2022. A conferência está marcada para acontecer às 16h (horário de Brasília) no dia 4 de janeiro.

 

John Deere

A John Deere apresentará as principais tecnologias agrícolas inovadoras, que permitem aos agricultores executar operações mais produtivas, lucrativas e sustentáveis. A conferência está marcada para acontecer às 17h (horário de Brasília) no dia 4 de janeiro.

 

Hyundai

A Hyundai vai mostrar como as áreas de robótica da empresa irão conduzir a mudança de paradigma em direção ao futuro da mobilidade. A conferência está marcada para acontecer às 19h45 (horário de Brasília) no dia 4 de janeiro.

 

Sony

É bem provável que a Sony não anuncie nenhuma inovação em smartphones, contudo, a empresa deve revelar novas TVs, fones de ouvido e acessórios para o PlayStation 5. A conferência da Sony está marcada para acontecer no dia 4 de janeiro às 22h (horário de Brasília).

 

Samsung

Durante a CES 2022, a Samsung apresentará a visão da empresa para ‘Age of Togetherness’, o que significa que a tecnologia precisa existir junto com as pessoas e para o planeta. A conferência da Sony está marcada para acontecer no dia 4 de janeiro às 23h (horário de Brasília).

 

General Motors

A GM pretende compartilhar as principais notícias sobre a empresa, incluindo a revelação do Chevrolet Silverado EV e possivelmente de um novo veículo autônomo. A conferência está marcada para acontecer às 14h (horário de Brasília) no dia 5 de janeiro.

 

Volvo

O evento apresentará o conceito de recarga da Volvo com integração de manuseio Iris e apresentará a visão das duas empresas para o futuro da segurança e autonomia automotiva. A conferência está marcada para acontecer às 15h15 (horário de Brasília) no dia 5 de janeiro.

 

BMW

BMW também anunciou que estará presente mostrando sua nova SUV elétrica iX M60 e sua tecnologia que é capaz de alterar a cor de um veículo apenas apertando um botão. A conferência está marcada para acontecer às 16h00 (horário de Brasília) no dia 5 de janeiro.

 

Essas são apenas algumas das principais conferências que serão realizadas durante a edição da Consumer Eletronics Show de 2022, confira aqui está a programação completa do evento.

Veja o resumo de como foi  a CES 2021 e as principais inovações tecnológicas apresentadas:

CES 2021: O maior show de tecnologia do mundo troca Las Vegas pelo mundo digital

Sair da versão mobile