As 10 principais inovações mostradas na maior feira de tecnologia do mundo

Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a CES 2022 foi realizada em Las Vegas, nos EUA, na última semana. Esse evento é uma super oportunidade, que serve como vitrine para empresas mostrem suas inovações tecnológicas.

Esse ano ainda devido a pandemia, algumas empresas optaram por apresentações digitais, enquanto outras como Samsung, Procter and Gamgle e SK Group tentaram combinar sua presença física com o metaverso ao experimentar produtos, passear virtualmente no local e aprender iniciativas da empresa – além de conversar com representantes de marcas, por exemplo.

.

As 10 principais inovações da CES 2022

Imagem via Reprodução/CES

Durante os três dias de evento, podemos notar alguns produtos inovadores, curiosos e muitos deles bem futuristas. Confira quais foram as 10 principais inovações apresentadas na CES 2022 a seguir:

.

1. Robô humanoide

O robô Ameca que levou mais de 15 anos para ser feito, viralizou nas redes sociais ao impressionar por sua semelhança com humanos no final do ano passado, e teve o seu primeiro contato com o público na CES 2022. A máquina humanoide, desenvolvida pela empresa Engineered Arts, mostrou sua capacidade de falar pela primeira vez e interagir com os visitantes do evento em Las Vegas.

“A razão para fazer um robô que se pareça com uma pessoa é para interagir com as pessoas. É por isso que construímos esses robôs expressivos”, disse Will Jackson, CEO da Engineered Arts, em entrevista à Reuters.

2. Carro que muda de cor

Se você já ficou entediado com a cor do seu carro, talvez goste da ideia da BMW – a possibilidade de mudá-la com o toque de um botão. A empresa exibiu um carro que, quando carregada com uma pequena corrente elétrica, muda de cor ou cria um padrão com milhões de minúsculas microcápsulas.

O projeto está na fase conceitual, mas a ideia não é ser apenas uma questão de aparência, mas também de eficiência. O carro mudaria para uma cor clara em climas quentes, por exemplo, e para uma cor mais escura quando está frio – reduzindo a quantidade de resfriamento e aquecimento necessários dentro do veículo, diz a empresa.

 

3. Tela de 140 polegadas em óculos

A TCL apresentou a segunda geração de seus óculos que funcionam como uma tela secundária. Segundo a empresa, o NXTWEAR AIR faz os usuários terem a sensação de que estão a quatro metros de uma tela de 140 polegadas.

O aparelho tem duas telas Micro OLED com resolução Full HD (1080p) no lugar da lente. Há ainda alto-falantes duplos para reproduzir áudio estéreo. Para funcionar, ele precisa estar conectado a um celular, tablet ou notebook.

.

4. Ônibus espacial

O pequeno ônibus espacial, feito pela Sierra Space, assinou acordo com a NASA projetado para transportar pessoas e equipamentos para criar instalações espaciais comerciais que a empresa planeja construir nos próximos dez anos, especialmente para abrigar os humanos, suas primeiras missões para começar no início de 2022. 

Isso é uma prova do começo da era do mercado espacial, que tem um potencial e também implica riscos. Com mais empresas privadas interessadas em explorar o espaço aparecendo, os especialistas acreditam que essa tendência levará a muitos avanços tecnológicos.

 

5. Controle remoto que não usa pilha

As TVs sempre foram uma grande atração na CES – com ênfase nas grandes, já que a cada ano elas parecem ganhar mais polegadas. Este ano foi um acessório muito menor – o controle remoto da TV – que teve destaque.

Em 2021, a Samsung adicionou um painel solar na parte de trás de seu controle remoto para dispensar o uso de pilhas. Sua nova versão possui também uma pequena antena que pode captar sinais de radiofrequência emitidos por roteadores wi-fi, permitindo que o dispositivo seja carregado mesmo quando não há sol.

O controle novo da Samsung carrega com energia solar e wi-fi — Foto: Divulgação/Samsung

.

6. Robôs garçons

O Servi one, da Bear Robotics, foi um dos destaques. Ele flutuava em um dos stands com hambúrgueres e sushi em bandejas, ocupando o lugar de garçons humanos. Um robô buscador também foi exibido. A Labrador Systems apresentou o robô Retriever, que foi projetado para ajudar pessoas com mobilidade reduzida.

O robô com rodas se movimenta usando sensores e os usuários se comunicam com ele por controle de voz ou por um aplicativo. Ele pode carregar até 11 kg e alcançar diferentes alturas. O robô está em fase de testes, com o objetivo de entrar em produção em 2023.

.

7. Espelhos ‘mágicos’

Em 2022 o espelho Sound Mirror, da Icon.AI, ganhou o prêmio de inovação. Ele parece um espelho convencional, mas esconde um alto-falante inteligente ativado por voz que pode tocar música, permitir que você verifique o tempo, defina alarmes ou controle outros dispositivos inteligentes.

Enquanto isso, a L’Oreal revelou um aparelho caseiro para pintar o cabelo e a Ninu lançou um aparelho inteligente que pode criar uma fragrância de perfume personalizada quando conectado a um aplicativo de smartphone. Seus frascos de perfume de alta tecnologia podem ser capazes de fornecer 100 fragrâncias diferentes, dependendo do humor, do clima ou da ocasião do usuário.

.

8. Lâmpada que monitora o sono

O produto da Sangled utiliza um radar de onda contínua que, em conjunto com uma inteligência artificial, é capaz de medir a qualidade do sono, a média dos batimentos cardíacos e a temperatura corporal. Os dados são sincronizados no aplicativo da empresa e a luz muda de cor para alertar mudanças nas medidas padrões.

“Ao ligar várias lâmpadas e criar um mapa virtual da sua casa, o produto pode até ajudar a detectar o comportamento e determinar se alguém caiu para pedir ajuda”, explica o site da empresa.

9. Coleira inteligente

A Smart Dog Collar (coleira inteligente para cachorro) monitora a saúde do pet por meio de sinais como frequência cardíaca e respiratória. O produto também acompanha a atividade do cachorro, isto é, identifica se ele está andando ou correndo, por exemplo. As informações são enviadas para um aplicativo, que diz quando é preciso ter atenção com o estado de saúde do animal. A Invoxia, responsável pelo dispositivo, diz que ele tem pequenos sensores e é indicado para cachorros de médio e grande porte.

Imagem via Invoxia
Imagem via Invoxia

.

10. Caixa de areia “inteligente” para gato

Ainda no segmento para pets, há uma versão inteligente de caixa de areia para gatos.O Leo’s Loo Too, como é conhecido, é a segunda geração da caixa de areia da Smarty Pear. O modelo ficou mais silencioso, ganhou uma luz ultravioleta para controlar o odor e passou a contar com um aplicativo.

A caixa inteligente também pode receber comandos de voz da Alexa e do Google Assistente para ligar ou mudar as configurações. O dispositivo está em pré-venda nos Estados Unidos por US$ 499 (cerca de R$ 2.800). Leo’s Loo Too, caixa de areia inteligente da Smarty Pear.

CES 2022: maiores novidades mais datas, programação e muito mais

Sair da versão mobile