Cases de empresas que já começaram a investir no metaverso

Tem se buscado sobre o metaverso para descrever um novo mundo virtual, e muitas empresas relacionadas à nova economia pretendem desenvolver esse novo mundo virtual, onde as pessoas possam ter encontros similares aos que ocorrem na vida real, muito capital será investido. 

Vale lembrar: o metaverso é uma combinação de elementos tecnológicos, como realidade virtual e aumentada, inseridos em um universo onde a vida real e o virtual se misturam.

 

10 empresas que apostam no metaverso

Guiado por empresas como Facebook, Microsoft, Disney e diversas outras que buscam a inovação, surge também a vontade de haver mais investimento e, consequentemente, ganhar com essa jornada. Conheça as ações de 10 empresas no metaverso a seguir:

 

1. Facebook

Em outubro de 2021, Facebook mudou e agora é Meta. O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, anunciou a mudança de nome e o novo objetivo do grupo: criar um metaverso. Recentemente, a empresa disse que o lucro operacional pode cair US$ 10 bilhões em 2021 devido a investimentos em sua divisão Metaverse. Além disso, anunciou a contratação de 10.000 profissionais na Europa e um investimento de US$ 50 milhões na área.

Porém não se engane, o Facebook tem apostado na integração entre o mundo virtual e offline há algum tempo. Em 2014, a empresa adquiriu a Oculus Rift, companhia especializada em óculos de realidade virtual. Desde então, ela está dedicada a criar espaços online para trabalho e diversão. 

E também anunciou o Horizon Home, uma atualização de seu serviço de realidade virtual. Agora, os usuários poderão desde criar festas a salas de trabalho e personalizá-las com o logo e identidade visual das empresas.

 

2. Microsoft

Em 2021, a Microsoft anunciou o Mesh, plataforma de colaboração de realidade mista em que transforma reuniões de home office em realidade virtual. O Microsoft Mesh usa o headset de VR HoloLens para projetar imagens e sons virtuais no ambiente real que você está. Essas imagens podem ser textos, instruções ou até objetos, além de outras pessoas que se pode interagir.

Além disso, o Microsoft Teams e o Workplace do Facebook serão integrados para interagir a reuniões em tempo real, sem ter que alternar entre os aplicativos. Pense em uma evolução do Microsoft Teams, mas, ao invés de ficar olhar para a tela do computador, ao colocar óculos de realidade virtual e entrar num espaço onde seus colegas de trabalho estão. 

Em breve, a Microsoft diz que os participantes podem ser como hologramas reais, por meio a uma tecnologia chamada Holoportation. O recurso está disponível para teste na loja do HoloLens 2, e o projeto já foi disponibilizado para que desenvolvedores pensem em novos usos e recursos. 

 

3. Disney

Imagem via EarlyGame

Disney registrou a patente de realidade virtual e realidade umentada que opera sem a necessidade de dispositivos digitais. Com o tema metaverso em alta, e a necessidade de desenvolver tecnologias que melhorem a experiência deste universo, o número de patentes vem crescendo de forma significativa.

Em novembro de 2021, Bob Chapek, CEO da Disney, afirmou que o metaverso é estratégico para a companhia. Ainda é um conceito de tecnologia difícil de entender por que ele não foi criado, mas a Disney tem uma capacidade única de levar a magia e a experiência do mundo físico também para o universo virtual, disse Bob Chapek, CEO da Disney.

 

4. Gucci

Imagem via Gucci/Roblox

Em 2021, a Gucci fez parceira com a Roblox para estrear nova experiência digital para usuários comprarem roupas virtuais da marca para seus avatares no jogo. Com a pandemia, essas capacidades digitais provaram ser populares e marcas como Loreal e Dior, que também passaram a fazer testes com ambientes virtuais. Assim como o  Walmart que adquiriu na última semana uma plataforma de provadores virtuais Zeekit para todas as suas roupas.

Além disso, a Gucci testou um testador de realidade aumentada (AR), por meio do aplicativo os usuários podem experimentar looks. Por exemplo, se um comprador quiser experimentar um tênis, ele pode simplesmente apontar a câmera do telefone para os pés e visualizar o item.

 

Metaverso: o que é e quais seus impactos na nova realidade universal

 

5. Nike

Desde 2021, a Nike está passando fazendo cada vez mais investimentos no metaverso. Em outubro do ano passado, a gigante de artigos esportivos registrou marcas no escritório de patentes dos EUA para vender tênis de marca em um mundo virtual.

Além disso, a empresa lançou uma zona de jogos online no Roblox chamada Nikeland, onde os fãs podem criar um avatar de si mesmos. E também, adquiriu a empresa de colecionáveis digitais RTFKT Studios, que permitirá à varejista vender tênis virtuais que as pessoas podem usar para equipar seus avatares online.

“As marcas têm um incentivo para estar lá porque é onde as pessoas estão e querem segui-las”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, sobre a decisão dos grandes varejistas de começar a construir sua presença no metaverso.

 

6. Hyundai

Imagem via Hyundai/Reprodução

A montadora sul-coreana deseja levar robôs para dentro (e fora) do metaverso. A iniciativa é fruto da aquisição da Boston Dynamics, criadora do robô Spot, realizada no ano passado, por US $1,1 bilhão. Agora, a expectativa é que os robôs possam ajudar avatares e pessoas a realizarem comandos do metaverso para o mundo real. A empresa criou o conceito de “metamobilidade”, no qual espera que o tempo, distância e espaço se tornem irrelevantes.

 

7. Boeing

Imagem via Cavok

A Boeing, fabricante de aeronaves pretende investir em design 3D, robótica e inovação imersiva para sua força de trabalho global. Dentre os principais motivos estão as operações de design, produção e serviços de aviação em um único ambiente digital.

Trata-se de aprimorar a engenharia. Estamos falando em mudar a maneira como trabalhamos em toda a empresa”, disse à Reuters o engenheiro-chefe da Boeing, Greg Hayslop.

“A empresa também poderia ter sua própria versão do avião virtual – um modelo 3D com réplicas virtuais capazes de simulação. Para os executivos, essas inovações ajudam a ganhar velocidade, melhor qualidade, comunicação e capacidade de resposta quando as coisas dão errado”, disse Hyslop.

 

8. Epic Games

Travis Scott se apresentando ao vivo no Fortnite em 2020. Imagem via Fortnite/YouTube

A criadora do jogo online Fortnite, Epic Games, tem expandido cada vez mais a sua atuação no metaverso. Não é mais apenas um game, e sim, uma plataforma da qual é possível até assistir shows interativos virtuais de grandes artistas.

Em 2021, um show virtual realizado no jogo reuniu mais de 12 milhões de jogadores e também recebeu o aporte de US $1 bilhão, com participação da Sony e outras empresas de tecnologia, para construir novas experiências do conceito metaverso.

 

9. Nvidia

A Nvidia disponibilizou na Consumer Electronics Show (CES) de 2022, o Omniverse, sua plataforma de simulação para mundos virtuais 3D em tempo real de forma gratuita para criadores e artistas individuais.

E também, a Big Tech lançou novos recursos e integrações para o produto, que a empresa apelidou de metaverso para criadores, designers, pesquisadores e engenheiros de sistemas trabalhem juntos em tempo real num espaço virtual compartilhado. O Omniverse foi lançado em 2021 e uma versão de assinatura paga para empresas foi lançada em novembro.

10. Roblox

A vista aérea da Insomniac Land do Roblox. Imagem via Roblox

A plataforma de jogos, Roblox, está buscando ir além dos games ao explorar o metaverso para desenvolver um ambiente de experiências imersivas em 3D para aprender, trabalhar, criar e socializar. Com isso, a empresa está investindo nas expressões faciais de comunicação tecnológica, para que participantes interajam socialmente.

“Por exemplo, falamos mais alto quem está longe nos ouvir, sussurramos quando queremos ser discretos. Mudamos nossa forma de comunicação dependendo de estarmos com outras pessoas ou a sós”, conta a empresa.

“A partir disso, os criadores começarão a testar o desenvolvimento de experiências onde as conversas podem ocorrer de forma realística, refletindo a maneira que ouvimos e respondemos ao mundo ao nosso redor todos os dias”, completa.

 

Quer participar de uma formação em Inovação em um ambiente Metaverso?

Esteja junto conosco e o Doutor em Inovação Juan Pablo Boeira, CEO da AAA Inovação, que irá comandar a formação, e trará como podemos inovar no Metaverso. Seja também um pioneiro e faça sua pré-inscrição para saber mais sobre esse novo mundo.

.

Sair da versão mobile