Lorena Pickert, Content Marketing Analyst da AAA Inovação, compartilha sua experiência como embaixadora no Paraná no CASE, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que é atualmente o maior evento de encontro de startups da América Latina. Confira a seguir seus principais insights do evento.
O CASE é a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, atualmente o maior evento de encontro de startups da América Latina. Nesse evento é o momento para você sentir o ecossistema e conhecer pessoas do Brasil inteiro que trabalham com inovação. Tive a oportunidade de participar como embaixadora do evento representando o Paraná, conhecer muitos agentes de inovação de diversos estados do Brasil, participar da feira de negócios inovadores e assistir palestras de líderes de inovação.
Para dividir com vocês minha experiência, compartilho logo abaixo os principais insights que tive durante os dia 17 e 18 de novembro.
Primeiro dia: ecossistema de inovação reunido
No começo do evento tive a oportunidade de se encontrar com os embaixdores de cada estado do Brasil, conhecer mais sobre o ecossistema de inovação e startups de cada um e passar a bandeira para os participantes do evento assinarem que é uma grande tradição do evento. Durante a abertura do evento, Felipe Matos, Presidente da Associação Brasileira de Startups, compartilhou como a educação precisa se desenvolver e trabalhar num modelo exponencial, para acelerar pessoas a aprenderem solucionar problemas, estimular a criatividade, se adaptar, buscar o lifelong learning e saber usar a tecnologia como meio para inovar.
Também teve Gabriela Toribio, Managing Director da Wayra e Vivo Ventures, falando sobre a importância de fomentar a inovação provendo ações para acelerar o desenvolvimento de uma cultura voltada à inovação.
No bate-papo com Amanda Graciano (Head of Corporate Relations da Fisher), Clara Bidorini (Head of Startups da AWS) e Dani Carvalho (CEO da Órbi) falaram sobre a importância de fazer parte do ecossistema de inovação, ajudar a gerar valor, saber trocar e criar relacionamentos fortes.
Segundo dia: tendências de inovação para o futuro
Na primeira palestra do dia 18 de novembro, Celso Athayde, CEO da Favela Holding, maior grupo empresarial de favelas, aponta as oportunidades de negócios presentes nas comunidades que não são carência e sim POTÊNCIA!
No bate-papo com Glaucia Guarcello da Deloitte, Felipe Novaes da The Bakery, Eduardo Lorea South Summit e Luiz Othero da Abstartups compartilharam insights do estudo sobre o mapeamento de startups divulgado exclusivamente durante a conferência em que contou com a 1.753 startups de todo o país. Alguns dados importantes:
- Apenas 20% das pessoas que fundaram startups no Brasil são do sexo feminino.
- Cerca de 56% das startups estão concentradas no Sudeste, sendo que 36,3% do estado de São Paulo.
- A região com menor quantidade de startups é a Norte, sendo origem para apenas 5,3% das startups do estudo.
Entre as empresas premiadas como as melhores corporações para o ecossistema brasileiro de startups foram:
Para o desenvolvimento do ranking foi avaliado as habilidade de relacionamento de corporações com o ecossistema de startups por meio da intraestrutura, operações, estratégia e reputação.
- Infraestrutura: mapear estrutura de inovação, time dedicado, programas e ofertas.
- Operações: levantar atividades e projetos atuais, gerando insights sobre gestão e processos.
- Estratégia: compreender a visão de negócios, investimentos, metas e perspectivas de implementação de inovação.
- Reputação: consolidar a visão que o ecossistema possui sobre as empresas e interesse em se relacionar com tais.
Por último, acompanhei palestra com Glenda Moreira, Caroline Riley e Nehemiah Green do time da AWS sobre a importância de apostar em negócios que sejam mais diversas e que buscam seguir a agenda ESG para transformar e ter resultados significativos.
Startup Awards 2022
No encerramento do CASE, aconteceu o Startup Awards, que premiou e reconheceu centenas de heróis e heroínas da inovação.
Confira os vencedores e vencedoras que rabalharam com seriedade e resiliência, fazendo história em nossa 10° edição:
Espero que, em apenas alguns parágrafos, eu tenha trazido um pouco das inspirações que tive neste evento. Que venha o CASE 2023!