Aproximadamente dois meses, a Tesla lançou uma atualização de sistema para seus veículos, que permitia que o recurso de piloto automático reconhecesse luzes de faróis e placas de “Pare”, desacelerando ou até mesmo, parando o carro automaticamente. Essa era a ideia, mas aparentemente, a tecnologia está confundindo letreiros de fast-food com placas de sinalização.
Ainda não está claro se foi tudo uma parceria muito sutil ou se realmente, a equipe de marketing da rede de fast-food Burger King merece um aumento. Contudo a empresa aproveitou a falha de sistema, para lançar uma campanha sensacional que conecta uma gigante de alimentos, com uma titã dos veículos.
Burger King e Tesla: Transformando uma falha em oportunidade
Em um vídeo divulgado no canal do YouTube do Burger King e veiculado na televisão norte-americana, um motorista demonstra a “falha” do piloto automático da Tesla, que localiza a placa do restaurante de hambúrguer e começa a desacelerar.
Um bug? Um recurso? Uma nova descoberta sobre o quanto inteligência artificial realmente nos conhece? Ainda não sabemos, mas sem dúvida o vídeo e a campanha como um todo merecem nossa atenção:
No vídeo do Burger King, um motorista filma o painel de seu Tesla, mostrando a velocidade sendo reduzida automaticamente pelo veículo, enquanto filma o letreiro do Burger King se aproximando. Enquanto narra o acontecimento “novamente”, como diz o motorista, pequenas mensagens do BK aparecem na tela dizendo “Carros inteligentes são inteligentes suficientes para fazer uma paradinha para um Whopper” e “Inteligência artificial sabe o que você deseja”.
Por fim, a empresa apresenta a campanha que pede para motoristas Tesla postarem uma foto ou vídeo de seus carros parando no Burger King, utilizando as hashtags #autopilotwhopper e #freewhopper, para ganhar um hambúrguer de graça. Algumas críticas ressaltam a importância de motoristas não usarem seus celulares enquanto dirigem, inclusive respeitando leis dos EUA que obrigam motoristas a manterem as mãos no volante, quando o piloto-automático está ligado.
Piloto automático da Tesla precisa de uns ajustes
Apesar do vídeo trazer um lado bem humorado para a falha de sistema, muitos motoristas que possuem modelos Tesla podem não gostar muito da brincadeira. Além de representar um alto risco, com carros desacelerando em estradas e fazendo cálculos errados, esses bugs podem colocar em dúvida se a tecnologia de inteligência artificial realmente deve ser aplicada em veículos. Estamos falando da Tesla de Elon Musk, referência matadora no mercado, o que realmente cria algumas interrogações.
Nas notas de lançamento do recurso, a Tesla diz que a funcionalidade pode ser um pouco duvidosa até que o sistema aprenda a diferenciar adequadamente entre sinais de parada reais e coisas que se parecem com elas. Como em alguns outros recursos do piloto automático, o reconhecimento do sinal de parada está na versão beta e os usuários devem aceitar um aviso de isenção de responsabilidade antes de ativá-lo.
Se deixarmos de lado as críticas, falhas de sistema e divulgação, nos deparamos com uma campanha muito inteligente do Burger King, que não só se conectou com uma grande marca, mas como também soube aproveitar de vídeos feitos pelo público (Tik Tok, Instagram e YouTube são o ambiente perfeito para isso), para desenvolver uma propaganda divertida e que chama nossa atenção.
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