Analisando o levantamento de dados do Google Trends, recurso que apresenta os principais termos pesquisados por continentes, países e estados, foi possível recolher os termos que brasileiros buscaram no Google, frente ao crescimento exponencial de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil.
Para aqueles não conhecem, o Google Trends é um recurso de tendências de pesquisa que mostra com que frequência um determinado termo de pesquisa é inserido no mecanismo de pesquisa do Google. Os dados apresentados são calculados em relação ao volume total de pesquisas do site durante um determinado período de tempo.
Abaixo, selecionamos algumas observações que foram possíveis tirar à partir das informações gratuitas e de fácil acesso disponibilizadas pela plataforma de pesquisa. Os dados exatos de acesso não foram disponibilizados.
Obs: Ao final desse texto, deixaremos o link para que você possa conferir todas as informações disponibilizadas pelo Google
Principais perguntas de brasileiros sobre a pandemia do COVID-19
Apesar das variações diárias nos principais temas buscado (comportamento explicado pela divulgação de notícias sobre vacinas, tratamentos, sintomas, decretos e auxílios governamentais), no geral, os principais termos que brasileiros buscaram no Google desde o começo da pandemia, foram:
As perguntas acima mostram uma busca constante por compreensão de como surgiu o coronavírus, o que é coronavírus e quais seus impactos no Brasil.
Entre as principais dúvidas, está a constante busca pela previsão do fim da pandemia no país e quando será o pico do coronavírus no Brasil. Esse tipo de informação geralmente é encontrada nos principais canais de comunicação do pais, como é o caso do Exame, Editora Abril, G1, UOL e outros grandes canais, resultado da constante mudança de previsões do pico do coronavírus no Brasil.
A última feita pelo Ministério da Saúde informa que o pico da COVID-19 será entre maio, junho e julho.
Perguntas sobre Sintomas, Orientações e Quarentena
Com a repetição do termo “O que fazer”, brasileiros buscaram no Google as principais orientações referente aos sintomas do coronavírus, demonstrando uma maior preocupação com a infecção do vírus e com a identificação do COVID-19, sendo ela:
- Febre
- Tosse
- Cansaço
- Dificuldade respiratória (casos graves)
- Perda de paladar
- Descoloração de dedos dos pés e das mãos
Para a lista oficial, acesse a página sobre a doença, feita pelo do Ministério.
Isolamento Social resultou em buscas de “Como Fazer”
Devido ao período indeterminado de permanência em casa, brasileiros buscaram no Google o passo a passo de diversas receitas e também, da produção caseira de máscaras de proteção. Entre as principais pesquisas, somados ao termo “Como fazer”, estão: Bolo, máscara, chocolate, arroz, pão, pipoca, transferência, título de eleitor e pizza.
Podemos notar um grande aumento de pesquisa referente à alimentos, demonstrando tanto economia por parte dos brasileiros, como um aumento de atividades dentro de casa, buscando manter o isolamento social orientado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Estados que mais buscaram por Coronavírus no Google
Através da página do Google, é possível também identificar quais estados estão tendo mais buscas sobre a pandemia. Entre os estados que mais procuraram o termo “Coronavírus” no site de pesquisa, os 10 primeiros são:
- Paraíba (PB)
- Sergipe (SE)
- Maranhão (MA)
- Tocantins (TO)
- Rondônia (RO)
- Alagoas (AL)
- Piauí (PI)
- Bahia (BA)
- Santa Catarina (SC)
- Pará (PA)
De acordo com levantamento de casos de coronavírus no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde em 07 de maio de 2020, apenas quatro dos estados que mais buscam pelo termo, estão na lista de 10 regiões mais afetadas pelo COVID-19:
O @minsaude atualiza a situação do #coronavirus no Brasil – 07/05
??135.106 casos confirmados
??70.610 em acompanhamento
??55.350 recuperados
??9.146 óbitos
*?227 óbitos ocorreram nos últimos 3 dias
??1.782 óbitos em investigação
Saiba mais https://t.co/fIH1TQXSoX#COVID19 pic.twitter.com/CqqQZXrJB7— Ministério da Saúde (@minsaude) May 7, 2020
Aumento na busca por termos voltados para a Solidariedade
A busca pelo termo “Como ajudar” quadruplicou, se comparada ao mês de Janeiro, após o aumento de notícias sobre a pandemia no Brasil. Entre os termos mais pesquisados, estão:
- Como ajudar no coronavírus
- Como posso ajudar a combater o coronavírus
- Como ser um voluntário para ajudar na pandemia?
- Como ajudar os necessitados
- O que cada pessoa pode fazer para ajudar o próximo nessa quarentena?
Além disso, o termo “”Como doar” também apresentou aumento desde o início do ano:
Confira mais sobre a pesquisa de Solidariedade no Coronavírus feita pelos brasileiros durante a pandemia.
Pesquisa por “Auxílio Emergencial” tornou-se constante
Desde seu anúncio no começo de Abril, o Auxílio Emergencial disponibilizado através da Caixa foi um dos principais termos que brasileiros buscaram no Google, recebendo uma grande quantidade de pesquisas. Uma semana após ser disponibilizado, o aplicativo já possuía 33,5 milhões de downloads feitos por smartphones Android e iOS.
Recentemente, houve uma mudança no processo de consulta, que foi adicionado nos sites do Dataprev e Ministério da Cidadania, para agilizar consultas e otimizar acessos constantes, causando instabilidade no aplicativo lançado anteriormente.
Quer saber mais sobre o que brasileiros buscaram no Google?
____________________________________________________________________________________
Acompanhe as perspectivas do AAA Inovação para os impactos do Coronavírus no mundo da Inovação, Tecnologia e Negócios, utilizando o cupom BLOGAAA25 para 25% de desconto em todos os planos de nossa plataforma:
Utilização de dados para o mapeamento de aglomerações
Aula: 377
Mentor: Allan Costa
Trilha: Segurança da Informação
Duração: 6m23s
____________________________________________________________________________________