Fechar 119 de 249 lojas de varejo será um dos movimentos estratégicos mais ousados da marca Bose

Saber quais investimentos valem a pena e quais canais trazem lucro é o que diferencia empresas maduras de ex-concorrentes. Entenda o movimento da Bose!

Saber quais investimentos valem a pena e quais canais trazem lucro é o que diferencia empresas maduras de ex-concorrentes. Entenda o movimento da Bose!

Após analisar a mudança de comportamento de seus consumidores e do próprio mercado de varejo, a mundialmente conhecida marca de equipamentos de áudio Bose optou por encerrar a atividade de mais de 100 de suas lojas nas regiões da América do Norte, Europa, Japão e Austrália.

Consequentemente, milhares de funcionários serão desligados, recebendo o amparo financeiro e legal da empresa, contudo, não foram revelados os números de colaboradores impactados com a decisão estratégica da multinacional.

De acordo com o o The Verge, o movimento da empresa foi tomado com base no aumento de compras on-line de fones de ouvido, headphones e aparelhos com cancelamento de ruídos, principais produtos ofertados pela empresa, fazendo com que operar em lojas físicas se tornasse um investimento desnecessário.

https://twitter.com/Bose/status/1208462297594617858

Conhecida por suas inúmeras lojas dentro de shoppings e espalhadas pelos EUA, onde a empresa expõe suas vitrines com a melhor tecnologia de áudio do mercado, a Bose lida com a competição de concorrentes diretos e falsificações que resultaram na estratégia de reduzir custos e investir em ambientes de faturamento garantido.

Bose encerrou 48% de suas lojas após 27 anos de crescimento

Imagem: Caixa de som da marca de equipamentos de áudio Bose

A primeira loja física da Bose foi fundado em 1993, fazendo com que a marca ficasse conhecida por seus fones com cancelamento de ruídos e, posteriormente, por caixas de som e óculos híbridos com opção de fones sem fio.

Apesar de seu sucesso, a empresa optou por apostar suas fichas no mercado online, anunciando o encerramento de 48% de suas lojas. O pronunciamento oficial da equipe de relações públicas da Bose foi traduzido pela equipe do AAA Inovação:

“Devido a dramática mudança que resultou no aumento de compras on-line em mercados específicos, a Bose planeja fechar suas 119 lojas de varejo restantes na América do Norte, Europa, Japão e Austrália nos próximos meses. Em outras partes do mundo, as lojas da Bose permanecerão abertas, incluindo aproximadamente 130 lojas localizadas na Grande China e nos Emirados Árabes Unidos; e lojas adicionais na Índia, sudeste da Ásia e Coréia do Sul. 

Em 1993, a Bose abriu sua primeira loja nos Estados Unidos para fornecer demonstrações pessoais e privadas para os sistemas de música Wave e sistemas de home-theater Lifestyle. À medida que os smartphones mudaram o setor, o foco da empresa se voltou para soluções móveis, Bluetooth e Wi-Fi. Hoje, os fones de ouvido com cancelamento de ruído da Bose, fones de ouvido esportivos verdadeiramente sem fio, alto-falantes portáteis e alto-falantes inteligentes são cada vez mais comprados pelo comércio eletrônico, incluindo o Bose.com; a Bose é uma empresa multinacional gigantesca, com canais personalizados para todos os países e regiões.

“Originalmente, nossas lojas de varejo proporcionavam às pessoas uma maneira de experimentar, testar e conversar conosco sobre sistemas de entretenimento doméstico baseados em CD e DVD com vários componentes”, disse Colette Burke, vice-presidente de Vendas Globais da Bose Corporation. “Na época, era uma ideia radical, mas nos concentramos no que nossos clientes precisavam e onde eles precisavam – e estamos fazendo a mesma coisa agora. Ainda é difícil, porque a decisão afeta algumas de nossas incríveis equipes de lojas que nos orgulham todos os dias. Eles cuidam de todas as pessoas que passam por nossas portas – seja ajudando com um problema, dando conselhos de especialistas ou apenas deixando alguém fazer uma pausa e ouvir boa música. Ao longo dos anos, eles estabeleceram o padrão de atendimento ao cliente. E todos na Bose estão agradecidos.

A Bose oferecerá assistência e benefícios aos funcionários afetados. Detalhes adicionais, incluindo o número de funcionários afetados, permanecerão privados.”

Os produtos da Bose são vendidos através dos principais varejistas norte-americanos como Amazon, Target, Best Buy, Apple, Walmart e outros revendedores, além do site oficial da marca, com o melhor portfólio de fones de ouvido com cancelamento de ruído.

Sair da versão mobile