Boas práticas da Gestão de Equipes Remotas

High angle view of business team having online meeting or video conference.

Você já se perguntou como os desafios do trabalho remoto impactam a cultura e colaboração da sua equipe? Como as lideranças podem fazer uma boa gestão de equipes remotas, mantendo uma cultura forte e um time produtivo?

Há praticamente 4 anos atrás a pandemia fez com que milhares de empresas migrasses para o trabalho remoto. A mudança drástica combinada com a falta de treinamento dos líderes fez com que a cultura se perdesse no digital. Mas depois de tanto tempo as empresas ainda sentem dificuldade em manter forte a colaboração e cultura de um time remoto.
Uma pesquisa feita pela empresa Buffer revelou os 8 principais desafios enfrentados por líderes e colaboradores no trabalho remoto:

Comunicação no remoto

No ambiente físico, a comunicação é facilitada pela presença das equipes e líderes, podendo-se discutir um projeto e perceber as reações instantâneas. Contudo, o mesmo não acontece no sistema remoto.
Conseguir a quantidade perfeita de comunicação é difícil, contudo, prefira comunicar demais do que comunicar insuficientemente. Forneça atualizações regulares à sua equipe sobre o andamento do projeto e mudanças mais amplas na empresa.
Reserve um tempo durante suas reuniões para colocar todos na mesma página. Você pode separar um tempo onde cada membro da equipe compartilha seu projeto atual ou ideias de novos projetos.

Solidão e Colaboração do time

O trabalho remoto pode ser muitas vezes solitário, especialmente para quem estava acostumado a ter colegas ao lado. Mesmo que o trabalho remoto traga muitos benefícios, é natural sentir falta dos colegas.
Estimule as boas relações em um contato interpessoal regular, fortalecendo o sentimento de coletividade. Alguns líderes reúnem toda a equipe com frequência (no mínimo uma vez por semana), para que todos possam socializar e conversar.
Algumas equipes encontram tempo uma vez por semana (ou a cada duas semanas) para jogar jogos, compartilhar ideias e experiências. O estreitamento do vínculo cria maior conexão entre a equipe, de forma que, quando surgirem problemas ou conflitos, será mais fácil fazer a gestão remota.

 

Saúde mental e Inteligência Emocional do time

Não ter a equipe ao lado e não poder interagir com os colaboradores de perto demandam do líder maior disponibilidade. Assim, o time deve saber que pode contar com o líder a qualquer momento, seja para resolução de problemas ou celebração de uma conquista.
No dia a dia, o fácil acesso dos colaboradores ao líder, com liberdade para tirar dúvidas, sugerir ou argumentar, faz total diferença. Seus funcionários devem se sentir confortáveis ??em serem autênticos em um ambiente remoto. Isso significa que todos devem se sentir seguros para falar abertamente e não ser deixado de lado nas reuniões ou discussões da equipe. Trata-se de um fator positivo e favorável para o negócio, considerando que os colaboradores podem se sentir mais felizes e motivados.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Para promover um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional em equipes remotas, os líderes devem primeiro estabelecer limites claros de trabalho. Isso inclui respeitar os horários regulares de trabalho e evitar comunicações fora destes períodos, a menos que seja uma situação de emergência. A criação de uma cultura de trabalho que valorize a flexibilidade é fundamental, reconhecendo que cada membro da equipe pode ter necessidades e responsabilidades pessoais distintas.
Além disso, é importante incentivar pausas regulares e o uso completo do tempo de férias para evitar o esgotamento. Quando os líderes demonstram esse equilíbrio em suas próprias vidas, eles estabelecem um padrão para a equipe.

Treinamento contínuo

O gerenciamento e o trabalho remotos não são naturais para todos. Pode ser difícil aprender como colaborar virtualmente e criar limites saudáveis. Não presuma que todos já estão preparados – crie oportunidades de treinamento para que todos aprendam (principalmente as lideranças).
Considere contratar treinamentos para sua equipe. Isto pode incluir aconselhamento sobre hábitos e comportamentos saudáveis ??para prosperar num ambiente remoto ou formação em aplicações e software colaborativos.

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