Black Friday: como se preparar para essa data no Brasil?

Muitos empreendedores já sabem que a última sexta-feira de novembro é o momento de colocar descontos agressivos e atrair mais clientes na Black Friday. Confira nesse artigo como se preparar e fazer proveito nesta data.

A Black Friday é um evento comercial, conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online. A data surgiu nos Estados Unidos no século 19 e está diretamente ligada a um dos feriados mais importantes no país: o Dia de Ação de Graças, que sempre ocorre na última quinta-feira de novembro.

Segundo pesquisa da Globo sobre as tendências de consumo para Black Friday 2022, disponibilizada através da Plataforma Gente, para 62% dos consumidores, existe uma expectativa de melhora para o segundo semestre do ano, sendo que para 47%, a vida financeira vai melhorar a partir de julho de 2022. Já 15% dos entrevistados acredita que as melhorias aconteçam a partir de outubro de 2022, enquanto 22% esperam que isso aconteça no início de 2023. Entre os produtos com maior expectiva de compras estão:

A variação de vendas do comércio também aponta crescimento no segundo semestre nas seguintes datas comemorativas: Dia dos Pais, Copa do Mundo e Black Friday. De acordo com o estudo a Copa do Mundo, que acontecerá a partir de novembro, será um estímulo ao consumo, visto que 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa. Sendo roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%) as três principais categorias de consumo.

 

O que para esperar da Black Friday?

Dos que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday. E para a Black Friday deste ano, 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data.

Imagem via Globo/Reprodução

No ano passado, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos com suas compras de Black Friday. Porém, muitos consumidores esperavam descontos maiores (40%) e fretes mais baratos (39%), motivo pelo qual deixaram de fazer uma compra.

Além disso, vale ressaltar que o e-commerce se destacou, sendo o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday. Porém em 2022, 71% dos entrevistados declaram que omnichannel oferece uma boa experiência de compra. Aplicativos estão se consolidando como um meio importante para o varejo na Black Friday. Em 2021, na mesma data, as vendas por aplicativo cresceram 55%.

 

Perfil dos consumidores da Black Friday

A faixa etária que mais comprou na Black Friday de 2021 tinha entre 25 e 34 anos (42%), seguido pelas idades de 35 a 44 anos (32%). Os gêneros feminino e masculino tiveram consumos próximos, elas representaram 53% dos consumidores e eles 47%.

Dentre as classes, o nível C, foi o que mais consumiu, em torno de 60%. Já as classes A e B, consumiram 40%. Os itens mais procurados pelas classes A, B e C foram smartphones.

Os clientes começam a pesquisar para a Black Friday até um mês antes do evento, mas a partir da segunda semana de novembro as visitas começam a ter mais intensidade.

 

Como vender mais na Black Friday?

O que com certeza vai ajudar a contar pontos nesta corrida durante a temporada de fim de ano é saber se posicionar da seguinte forma:

Além disso, é fundamental instigar a inteligência, pois comprar barato não é a única coisa que atrai os consumidores. Além dos descontos, um estudo da Google e Ipsos identificou dois eixos que podem impulsionar as compras. Eles têm a ver com a intensidade emocional e sensação de recompensa que comprar traz para as pessoas.

Fonte: Google e Ipsos. Pesquisa Proprietária Google, 1000 brasileiros, Agosto de 2022.

A grande maioria das pessoas tem apetite para consumir, mas, cada vez mais, quer fazê-lo de forma mais racional. É importante convidar o consumidor a se apropriar da tecnologia e da informação para orientar suas escolhas e estratégias de compra. Esse comportamento maximiza as oportunidades com promoções e ofertas, de forma que o cliente possa ter a sensação de ter feito um bom negócio.

 

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