Panorama de Performance da Black Friday no Brasil em 2020

Aumento de mais de 100% de menções e um crescimento em diversas novas categoria. A Black Friday no Brasil em 2020 bateu recordes!

Aumento de mais de 100% de menções e um crescimento em diversas novas categoria. A Black Friday no Brasil em 2020 bateu recordes!

A Black Friday 2020 foi marcada pela antecipação dos descontos por parte dos varejistas e uma aceleração das compras durante a semana que antecedeu a última sexta-feira do mês de novembro. Um levantamento da Comscore apurou sobre a performance da Black Friday no Brasil em 2020 nas redes sociais e uma comparação com o ano de 2019.

Reprodução: AAA Inovação

Além de analisar dados de engajamento e performance dos principais varejistas, share de plataformas, subcategorias que melhor performaram, ranking de engajamento dos varejistas, análise de branded content e performance dos criadores de conteúdo nas redes. Para se aprofundar no assunto, confira as informações a seguir sobre o panorama de performance da Black Friday no Brasil em 2020:

As varejistas mais mencionados na Black Friday no Brasil em 2020

Fonte: Sensor Tower | Aplicativos mais baixados na Apple Store e Google Play Store em 27 de Novembro de 2020

AmericanasMagazine LuizaSamsungXboxPlaystation foram os varejistas de destaques em buscas pelos consumidores durante a semana da Black Friday em 2020, de acordo com a Social Studio. As Americanas mesmo continuando líder em 2020, diluiu suas menções entre os concorrentes, perdendo -52% da participação entre as principais posts.

No comparativo com 2019, o segmento de Games com Xbox e PlayStation, cresceu 225% e 246% no share de menções, respectivamente. Destaques para Submarino com um aumento de 409%, seguido por HP (+124%) e Amazon Brasil (+59%).

Posição Varejista 2020 (26 e 27 Nov) 2019 (28 e 29 Nov) Var% 20 vs.19
1 Americanas 17% 36% -52%
2 Magazine Luiza 16% 17% -5%
3 Samsung 9% 6% 39%
4 Xbox 9% 3% 225%
5 Playstation 8% 2% 246%
6 Alexa 5% 4% 34%
7 Amazon Brasil 5% 3% 59%
8 HP 4% 2% 124%
9 Submarino 4% 1% 409%
10 Casas Bahia 3% 4% -23%

 

As marcas que tiveram mais engajamento durante a Black Friday

As principais marcas de varejo nas redes sociais geraram mais de 1,4 milhões de ações em engajamento no dia da Black Friday, esse resultado é 6% maior do que 2019. O Instagram foi a rede social que levou o maior share de ações (78%), seguido pelo Facebook (16%) e Twitter (6%). Comparado com 2019, o Instagram cresceu 13% em engajamento durante a Black Friday de 2020.

De acordo com  Shareablee, o engajamento das marcas na semana que antecede a Black Friday e no dia da promoção (27 de Novembro) foram bastante altos. Pode-se notar como a empresa BAW (marca de vestuário), conquistou 122 mil ações ao longo da semana, sendo que 93,2 mil foram no dia da Black Friday.

Já grandes varejistas como Casas Bahia, Havan, Pontofrio.com, entre outros, trabalharam seus posts e consequentemente suas estratégias de engajamento ao longo da semana:

 

O impacto do comportamento do consumidor na Black Friday

Devido a pandemia do novo coronavírus, o consumidor esteve apreensivo e mais pensativo na hora de fazer uma escolha de compra durante a Black Friday. Em virtude disso, o total de posts com a palavra Black Friday foi de 349 mil menções, versus 634 mil menções entre os dias 28 e 29 de Novembro de 2019, obtendo uma variação de -45% no total de posts segunda a Social Studio.

Os brasileiros começaram as pesquisas de preços, marcas e produtos antecipadamente, no dia 24 de novembro de 2020, atingindo o seu pico na sexta-feira, dia 27 de novembro de 2020, comportamento semelhante a Black Friday de 2019.

Entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020, o termo #BlackFriday apresentou dois picos em horários distintos no Twitter, o primeiro pico foi na virada do dia, com 16.725 mil menções e o segundo ponto no momento pós almoço, às 13h com 15.260 mil publicações.

Além do aumento de menções positivas sobre a Black Friday, as reclamações também cresceram. O termo #BlackFraude foi bastante utilizado nas redes sociais e atingiu 37 mil posts em 2020, crescimento de 23% em relação a 2019 (30 mil posts). Porém, de maneira geral, o sentimento dos brasileiros foi positivo a 65% do total de posts da Black Friday, contra 35% com menções negativas.

 

Os 15 principais objetos de mais desejo na Black Friday 

Segundo dados da Social Studio, entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020, Vestuário (19%), Smartphone (16%), Games (16%), Maquiagem (12%) e TV (11%) estão entre os cinco principais objetos mais falados em volume na Black Friday de 2020.

Com relação a 2019, Viagem foi o segmento mais impactado, com uma queda de (39%) nas menções, seguido por Bebida Alcoólica (-31%). Já os termos Kindle (+200%) e Games (+75%) foram os objetos que aumentaram suas buscas neste ano:

Objetos de Desejo Share(%) por posts
Vestuário 19%
Smartphone 16%
Games 16%
Maquiagem 12%
TV 11%
Livro 8,8%
Bebida Alcoólica 6,2%
Viagem 5,3%
Notebooks 2,5%
Kindle 1,3%
Geladeira 1,1%
Ar Condicionado 0,8%
Tablet 0,4%
Liquidificador 0,3%
Airfryer 0,2%

Crescimento de delivery de alimentos 

Top Marcas #BlackFriday 2020: Share (%) por volume de menções

Não foram só apenas objetos de desejo que consumidores buscaram na internet, mas os serviços de delivery de alimentos foram bastante requisitados. De acordo com a Social Studio, no dia da Black Friday no Brasil em 2020, se destacaram 24 mil posts com crescimento de 200% em relação as duas últimas sexta-feira do mês de novembro em 2020, onde tiveram 7,9 mil menções no dia 20 de novembro e 7,8 mil publicações em 13 de novembro:

  • iFood – 67%
  • Rappi – 16%
  • Uber Eats – 12%
  • James Delivery – 5%
  • 99 Food – 0%

No termômetro com a Black Friday 2019, o delivery de alimentos obteve um aumento de 9% nas menções, mantendo iFood como a principal marca mencionada nos posts.

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