Banco Central e WhatsApp: Nota oficial informa que testes não devem envolver transações reais

Em nota oficial publicada em 03 de agosto de 2020, às 8h30, na página de notícias do Banco Central, a entidade afirmou que os testes de pagamentos via WhatsApp, de fato, foram autorizados.

Considerando o início de testes um importante avanço para o mercado de pagamentos, o Banco Central afirmou que o WhatsApp Pay (WAP) poderá efetuar testes, desde que não envolva transações reais com usuários e nem movimentações de qualquer valor em real.

Além disso, a Visa está autorizada a efetuar testes, enquanto ainda não houve manifestação por parte de afirmações feitas pelo Mastercard, bandeira concorrente para transações financeiras que alegou “realizar transações de baixo valor”.

Em uma das observações do Banco Central, é afirmado que os testes não representam autorização da liberação do método de pagamento, muito menos permitindo que empresas possam aderir ao formato, contudo se mostra como um grande avanço para o sistema de pagamentos brasileiro.

Nota do Banco Central sobre Pagamentos por WhatsApp

Nota oficial do Banco Central sobre Pagamentos via WhatsApp.

Confira abaixo a nota completa publicada na página do Banco Central, trazendo esclarecimento aos relatos veiculados pela Revista Veja em 31 de Julho de 2020:

Em relação às notícias veiculadas pela imprensa acerca de testes a serem realizados com a plataforma WhatsApp Pay (WAP) no mercado de pagamentos, o Banco Central (BC) informa que:
 
1. considera um importante avanço o início dos testes e dá boas-vindas a todos os arranjos que desejarem seguir esse caminho;
 
2. no caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WAP, o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados;
 
3. esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante;
 
4. os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outros pleitos;
 
5. o BC pretende concluir essa análise o mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários;
 
6. portanto, os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reiteramos, deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização;
 
7. ainda não houve manifestação sobre questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.
Na plataforma do AAA Inovação, Ricardo Amorim compartilhou sua visão sobre a nota do BC que suspende as operações de pagamentos por WhatsApp, buscando “preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.”.:
Clique na imagem para acessar a plataforma e assistir ao vídeo.

Em 15 de junho, foi anunciado o recurso de pagamentos por WhatsApp no Brasil, permitindo que todos os usuários com cartões do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi pudessem fazer transações através de bandeiras Visa e Mastercard. A processadora das transações seria a Cielo e….

Em 23 de junho, nos deparamos com uma grande lombada em um caminho promissor, nos obrigando a desacelerar um avanço quase que imediato ao ecossistema de negócios do Brasil.

Saiba como isso pode afetar o desenvolvimento do Brasil e do próprio sistema bancário nacional, clicando na imagem acima, utilizando o cupom WHATSAPP e garantindo acesso gratuito por 5 dias, com 30% de desconto em nosso plano anual!

Sair da versão mobile