Auditoria Empresarial: Como uma gestão de qualidade gera resultados?

O segredo do sucesso no universo empresarial está diretamente relacionado a um bom gerenciamento da companhia. O processo de auditoria empresarial é algo que pode ajudar muito na execução de uma gestão eficiente, mantendo todos os processos sob controle.

Antes de colocar esta técnica em prática, é muito importante entender o conceito de auditoria e a sua importância no universo dos negócios.

 

O que é auditoria empresarial e qual sua relevância?

Imagem via Cebas Voyata/iStock

A auditoria empresarial é um procedimento de verificação dos processos contábeis, fiscais e dos processos internos da companhia, verificando a eficácia dessas medidas. A realização de uma auditoria ajuda os empresários a terem mais economia, clareza e segurança em todo o círculo de relacionamento.

Durante a execução da auditoria, os profissionais responsáveis avaliam todos os processos de controle interno, ou seja, questões trabalhistas, contábeis e tributárias, além do desenvolvimento da empresa. Todos os resultados da auditoria podem e devem ser encaminhados aos gestores e responsáveis pela empresa para a implementação de melhorias, sendo repassados por meio de reuniões mensais, por exemplo, com os líderes.

Os serviços de auditoria são muito importantes, pois fornecem uma visão geral a respeito da saúde financeira, situação da empresa a respeito de direitos e obrigações, ajuda a entender as responsabilidades de curto, médio e longo prazo, além de mensurar os passivos financeiros e fiscais da companhia.

 

Quais são os benefícios de auditorias?

Este procedimento de auditoria é essencial para as empresas e deve ser feito anualmente, pois facilita as correções dos dados em tempo hábil, mantém a organização da parte burocrática e evita desvios nos objetivos da companhia.

O gestor, quando realiza um trabalho eficiente, não tem porque temer um processo de auditoria. A transparência é a principal marca de um bom administrador, sendo crucial para o sucesso do negócio, por isso mantenha todas as informações relacionadas à empresa em ordem para evitar prejuízos.

Os benefícios dos investimentos em uma auditoria empresarial são:

Com muitos ganhos interessantes para o gerenciamento de uma empresa, o processo de auditoria pode ser feito por empresas de diferentes áreas, desde um distribuidor de esquadrias até microempresas prestadoras de serviços de manutenção.

 

Gestão de qualidade e sua relevância nas empresas

O sucesso das empresas depende muito da realização de um trabalho eficiente e um gerenciamento adequado. A gestão de qualidade é algo primordial para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado, impactando positivamente no relacionamento com fornecedores, investidores, clientes e parceiros do negócio.

Deste modo, a gestão de qualidade consiste em ações voltadas para controlar todos os processos organizacionais como os Recursos Humanos, contabilidade, finanças, gestão de dados, entre outros assuntos. 

Este gerenciamento proporciona melhorias nas atividades, produtos e serviços, como visto anteriormente, já que visa garantir sempre a satisfação e cumprir as expectativas dos clientes, além de otimizar os processos e torná-los mais efetivos, seguros e rentáveis.

Um ponto importante do gerenciamento é o investimento em insumos para desenvolver o trabalho, ou seja, recursos que os funcionários utilizam durante a jornada e otimizam os fluxos. Um BPM software preço, por exemplo, é uma ótima maneira de automatizar os processos, sendo bastante efetivo para o controle e melhora dos fluxos.

 

Importância da gestão de qualidade na atualidade

Com o crescimento dos negócios e as variadas formas de atuação, como online e presencial, independentemente do porte, as empresas precisam se preocupar com a qualidade dos seus produtos e serviços para reforçar as suas vantagens competitivas.

Existem alguns fatores que podem afetar a qualidade do trabalho nas empresas, de um maneira geral, podendo ir desde dedetizadora até serviços de secretariado. Alguns exemplos de ações que demandam atenção são:

Estes e outros problemas podem comprometer o gerenciamento de qualidade da empresa. 

Sendo assim, investir tempo e elaborar soluções para uma boa gestão de qualidade no seu negócio é o caminho para ter excelentes resultados. Para isso, os processos de auditoria e demais acompanhamentos dos processos são fundamentais, avaliando métricas e retornos.

 

Como realizar uma gestão de qualidade eficiente?

Existem alguns tópicos que todas as organizações podem seguir para conseguir gerenciar diversos processos com qualidade, se estabelecendo com ainda mais eficácia no mercado.

Estes tópicos estão na ISO 9001 de 2015, e podem ser definidos com sete esferas principais:

 

1. Liderança proativa

Os líderes têm a missão de manter o ambiente favorável para a realização do trabalho. Neste sentido, disseminar a cultura organizacional é muito importante, pois ajuda a motivar os funcionários e mantê-los focados nas atividades. 

Do mesmo modo, dispor de ferramentas cruciais para a realização das atividades e um ambiente promissor é fundamental.

A liderança proativa se baseia em indicadores que ajudam a antecipar mudanças e prevenir problemas. 

Este conceito pode transformar o comportamento dos líderes nas empresas de conserto de placa de aquecedor solar, algo que gera mais ações preventivas, aumenta a criatividade e desenvolve novos cenários positivos para a companhia, contribuindo para os colaboradores.

 

2. Decisão baseada em fatos

A tomada de decisões no gerenciamento de qualidade é algo que deve ter uma abordagem baseada no factual, ou seja, em dados fornecidos pelos indicadores. Outro detalhe importante são as análises lógicas de todas as informações com regularidade.

Estas análises aumentam o embasamento e a confiança na tomada de decisões e na implementação de novos processos e melhorias.

 

3. Melhorias contínuas

A otimização dos processos e a gestão da qualidade são processos que devem ser feitos continuamente para manter os bons resultados.

Esta necessidade pode criar vários desafios e oportunidades a respeito da implementação de procedimentos cada vez mais modernos para melhorar o trabalho.

 

4. Foco nos clientes

O principal objetivo das empresas é gerar satisfação para os seus clientes, oferecendo sempre os melhores produtos e serviços; além de otimizar seus processos e reduzir riscos na produção, de modo a elevar os lucros. 

Deste modo, uma maneira da empresa ter resultados interessantes é observando as necessidades das pessoas e, com base nisto, criar mercadorias e serviços como um raio X veterinário preço que correspondam às expectativas.

 

5. Bom relacionamento com os fornecedores

Construir uma boa relação com os seus fornecedores, criando parcerias estratégias que beneficiam ambas as partes é algo que pode ajudar no crescimento da empresa. Uma gestão de fornecedores bem executada é um jeito de fortalecer laços e ter insumos de qualidade para um bom atendimento ao cliente, possibilitando a distribuição de brindes corporativos personalizados, aumentando o sucesso.

 

6. Visão sistêmica

É uma habilidade que faz com que os gestores analisem o cenário da empresa amplamente, ou seja, considerando os diversos fatores internos e externos que geram influência no funcionamento da companhia.

O pleno conhecimento é algo que faz toda a diferença na tomada de decisões, desde as simples, como definição de demanda, até a contratação de serviços de cabeamento estruturado SP.

 

7. Gerenciamento de processos

Estabelecer uma rotina de mapeamento para as atividades operacionais é uma maneira de conseguir identificar falhas e erros de modo rápido e propor uma solução eficiente. 

O gerenciamento das atividades e processos é muito importante para as empresas, pois ajuda na implementação de melhorias, facilita o monitoramento e controle dos indicadores de desempenho, entre outros ganhos.

 

Vantagens da gestão de qualidade e importância da documentação

Uma gestão feita eficientemente pode agregar muitos ganhos interessantes para a empresa:

 

Para isso, a elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais também é algo muito importante para a companhia se antecipar a respeito dos problemas presentes no ambiente de trabalho, trazendo mais segurança e conforto. Tais medidas ainda contribuem para colocar em prática um conjunto de ações que visam a preservação da saúde dos colaboradores.

Outro documento importante é o PRO (Processos Regulatórios Operacionais), que serve para manter a empresa regularizada, ajudando a evitar problemas com os órgãos de fiscalização e prevenindo sanções. Deste modo, os processos de auditoria empresarial e gestão de qualidade são muito importantes para realizar um bom trabalho, oferecendo sempre o melhor para os clientes e colaboradores.

Além disso, o uso de tais materiais, proporciona medidas mais adequadas e centrada na melhora dos resultados e redução de riscos gerais, aumentando as possibilidades de fidelização, sucesso e oportunidades de negociações e parcerias futuras.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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