Assesment da Inovação: qual é o grau de maturidade de sua empresa?

Conhecer o grau de maturidade de inovação da sua empresa é o primeiro passo para a Transformação Digital de sua empresa.

Para tornar seu negócio mais inovador há o Assesment da Inovação, uma ferramenta que ajuda a categorizar a empresa e, a partir disso, saber quais são os pontos focais de esforço em determinado estágio de maturidade de inovação.

 

Como fazer o Assesment da Inovação?

Por meio do diagnóstico proposto pela Innoscience, a empresa pode visualizar graficamente como está seu desempenho em relação as oito dimensões da inovação: liderança, estratégia, relacionamento, cultura, pessoas, estrutura, processo e funding (Scherer; Carlomagno). Cada uma das vinte e quatro afirmativas  deve ser pontuada com uma nota entre 1 e 9.

Fonte: Scherer; Carlomagno, 2009.

Essas 24 perguntas são agrupadas segundo as 8 dimensões (Scherer; Carlomagno, 2009):

Depois de respondidas as questões da imagem, é tirada a média das três respostas e elaborado o gráfico radar.

1. Liderança

A sua empresa possui algum vice-presidente, diretor, gerente, coordenador, ou algum líder de inovação, seja com a nomenclatura que for? Caso não exista, este é o primeiro passo que você deve implantar na empresa, pois sem alguém que responda pelo processo de inovação, é praticamente impossível implantar uma gestão voltada para a inovação;

 

2. Estratégia

Existe alguma estratégia de crescimento da empresa no qual tenha que advir de projetos de inovação? É necessário que algum porcentual de crescimento da empresa tenha que ser por meio de projetos de inovação. Isso é ter o conceito de inovação implantado na raiz do negócio;

 

3. Relacionamento

Além das equipes internas, a sua empresa envolve recursos humanos externos na concepção de projetos de inovação? É muito difícil que sejam desenvolvidos projetos robustos utilizando somente recursos humanos internos da organização, uma vez que os funcionários são, via de regra, contaminados com o cotidiano do negócio.

Costumo utilizar o conceito da “quintuplice hélice”, que se baseia na perspectiva das universidades como indutoras das relações com os consumidores, as instituições fomentadoras de inovação como o Sebrae, as empresas (setor produtivo de bens e serviços) e o governo (setor regulador e fomentador da atividade econômica), visando à produção de novos conhecimentos mediante inovação tecnológica e desenvolvimento econômico.

A inovação é compreendida como resultante de um processo dinâmico de experiências nas relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, nas empresas, nas instituições fomentadoras de inovação, nos consumidores e nos governos, em uma espiral de “transições sem fim”;

 

4. Cultura

É importante salientar que não se cria uma cultura de inovação da “noite para o dia“. É necessário todo um processo de aculturamento por meio de programas com benefícios para quem sugerir projetos inovadores, promovendo, assim, a cultura de inovação dentro da organização;

 

5. Pessoas

Para desenvolver projetos de inovação, é altamente recomendável integrar aos times de inovação pessoas com mentes heterogêneas, que pensam de modo diferente, com skills complementares e diversidade de experiências, que sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento de projetos de inovação eficazes;

 

6. Estrutura

Não menos importante que as demais questões acima, possuir um local que estimule projetos de inovação, faz bastante diferença. Além disso, é importante também definir uma agenda sistemática para encontros 3. 4. 5. 6. 206 dos times de inovação, podendo ser realizados a cada semana, a cada mês, ou até mesmo a cada trimestre. O importante é ter uma rotina definida de encontro para análise dos projetos de inovação;

 

7. Processo

Este é um dos itens mais problemáticos no Brasil. Eu tive acesso nos últimos anos a mais de mil empresas de todos os portes, e o maior problema, que reconheço por meio da aplicação do assessment da inovação, é a falta de metodologia para desenvolvimento de inovação.

Infelizmente, as empresas, em sua grande maioria, não possuem métodos consistentes para desenvolver projetos de inovação. Ou seja, sem um processo para criar inovação na prática, isso dificilmente passará de um sonho;

 

8. Funding

Trata-se de financiamento das iniciativas de inovação. Toda empresa que deseja entrar para o time das organizações inovadoras, necessita ter um orçamento específico voltado a projetos de inovação.

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