Fundado em 4 de setembro de 1998, por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes de doutorado da Universidade de Stanford, o Google começou como um projeto acadêmico com o objetivo de organizar a informação disponível na internet de forma mais eficiente. O projeto, inicialmente chamado de “Backrub”, foi renomeado como Google, uma brincadeira com o termo “googol”, que se refere ao número 1 seguido de 100 zeros, representando a missão da empresa de organizar uma quantidade massiva de informações.
Revolução no Mecanismo de Busca
Antes da chegada do Google, a internet já possuía diversos motores de busca, como Yahoo!, AltaVista e Lycos. No entanto, esses serviços utilizavam algoritmos rudimentares para classificar páginas web. Muitas vezes, os resultados da busca eram organizados com base na frequência com que uma palavra-chave aparecia na página, ou que abria espaço para manipulações e spam.
O Google, por outro lado, desenvolveu o algoritmo PageRank, que não apenas analisava a relevância do conteúdo na página, mas também a quantidade e qualidade dos links que apontavam para ela. Essa abordagem revolucionou a maneira como as informações eram organizadas e recuperadas online. Com o PageRank, o Google poderia determinar a autoridade e a relevância de uma página ao considerar o “voto de confiança” dado a ela por outros sites. Isso permitiu que o motor de busca fornecesse resultados muito mais relevantes e confiáveis.
Essa inovação não só deu ao Google uma vantagem competitiva substancial, mas também envolveu novos padrões para que os usuários esperassem de um mecanismo de busca. Essa qualidade levou ao crescimento exponencial da empresa, ajudando-a a dominar o mercado de busca. Assim, o Google mudou junto com outras tecnologias, como a busca em tempo real, personalização de resultados com base no histórico de navegação do usuário e integração de outros tipos de mídia (como vídeo, notícias e imagens) nos resultados de busca, consolidando ainda mais sua posição como o mecanismo de busca líder no mundo.
Após seu sucesso inicial, o Google expandiu rapidamente sua oferta de produtos. Em 2004, lançou o Gmail, oferecendo uma quantidade inédita de espaço de armazenamento gratuito para e-mails. Em 2005, a dinâmica do Google Maps e o Google Earth. Em 2006, adquiriu o YouTube por 1,65 bilhões de dólares. Cada um desses produtos se tornou líder em seu mercado correspondente, mas a monetização desses serviços veio principalmente por meio da publicidade, através do AdWords e AdSense.
O Algoritmo T – O DNA por trás da Amazon, Apple, Facebook e Google
Nascimento da Alphabet
Ao longo dos anos, o Google se expandiu muito além de sua plataforma de busca original, aventurando-se em uma série de outros domínios: desde sistemas operacionais móveis e publicidade online até tecnologias de automóveis autônomos e saúde. No entanto, o gerenciamento dessas operações sob o mesmo teto começou a se tornar complicado.
Em 2015, Larry Page e Sergey Brin anunciaram uma reestruturação corporativa profunda: a criação da Alphabet Inc. Essa nova entidade serviria como uma holding corporativa, sob a qual o Google e outras empresas e projetos considerados independentes. O Google passaria a se concentrar em suas atividades principais: busca, publicidade, YouTube e Android. O resto, que incluiu projetos como Waymo (carros independentes), Verily e Calico (áreas de saúde e longevidade), Wing (entrega por drones) e outras iniciativas de “moonshot”, seriam empresas independentes sob a Alphabet.
Esse movimento teve várias implicações estratégicas. Primeiro, permitiu que o Google se concentrasse em aprimorar e expandir seu conjunto principal de serviços e produtos, mantendo sua posição dominante nesses mercados. Em segundo lugar, a reorganização possibilitou uma alocação de recursos mais eficiente e uma governança mais clara para projetos que estavam fora do núcleo do negócio da empresa. Isso também proporcionou essas “outras apostas” o espaço para inovar e correr riscos sem o escrutínio direto que acompanhava ser parte do Google. Finalmente, a estrutura da Alphabet oferece uma forma de transparência maior, já que os desempenhos financeiros de suas diversas unidades poderiam ser relacionados de forma mais segmentada.
Assim, o nascimento da Alphabet não foi apenas uma mudança de nome ou uma reestruturação superficial; foi uma transformação estratégica que ajudou a empresa a gerenciar de forma mais eficaz sua multiplicidade de focos e interesses, alinhando-os com sua visão de longo prazo para resolver grandes desafios da humanidade através da tecnologia.
Marcos da Alphabet
1998
Larry Page e Sergey Brin começam a mostrar aos investidores seu novo mecanismo de busca, o Google, que classifica os resultados de pesquisa com base em links para páginas individuais, em vez de palavras-chave.
O projeto, inicialmente chamado BackRub, atraiu o interesse de quatro investidores, entre eles Jeff Bezos, fundador da Amazon.
1999
Page e Brin tentam, sem sucesso, vender sua startup para o extinto gigante de buscas Excite. Eles teriam pedido US$ 1 milhão, mas foram recusados ??pelo CEO da Excite, que achava que a empresa estava supervalorizada.
Posteriormente, em 1999, o Google levanta US$ 25 milhões de empresas tradicionais de capital de risco Sequoia Capital, Kleiner Perkins Caufield & Byers e outras.
2000
O Google lança sua primeira brincadeira do Dia da Mentira, chamada MentalPlex, pedindo às pessoas que projetem uma imagem mental do que desejam pesquisar enquanto observam um GIF animado.
2001
O Google faz sua primeira aquisição em sua história corporativa, comprando a Deja, que forma a base do Google Groups. Desde então, o Google adquiriu mais de 200 outras empresas.
2002
O Google entra oficialmente no vernáculo da cultura pop, como com um personagem do programa de TV “Buffy, a Caça-Vampiros” fazendo uma referência a ‘Googling’ alguém. Além disso, o Yahoo se oferece para comprar o Google por US$ 3 bilhões, uma oferta que o Google recusa.
2003
O Google se muda para seu novo local de trabalho. O complexo fica localizado na cidade de Mountain View, no estado da Califórnia. Posteriormente, o lugar se tornaria o nexo para o Googleplex, que agora abrange centenas de milhares de metros quadrados de escritórios em Mountain View.
2004
O Google abre seu capital em agosto de 2004 a US$ 85 por ação, levantando pouco mais de US$ 1,9 bilhão. A empresa dividiu suas ações em 2014 e agora é negociada a cerca de US$ 1.214 por ação.
2005
A empresa lança o Google Maps e o Google Earth, minando o mercado pago de navegação por GPS.
2006
O Google faz sua primeira mega-aquisição, comprando o YouTube por US$ 1,6 bilhão. Apesar do alto preço, o YouTube continua sendo uma das aquisições mais lucrativas do Google até hoje, gerando bilhões de dólares por ano em receita de publicidade em vídeo.
2007
A empresa faz sua segunda mega-aquisição, comprando o serviço de publicidade DoubleClick por US$ 3,1 bilhões.
2008
Google começa a distribuir as primeiras versões do sistema operacional Android para fabricantes de telefones. O G1 da T-Mobile é o primeiro smartphone a rodar o Android.
2009
O Google atinge um marco importante, com pessoas fazendo mais de 1 bilhão de consultas de pesquisa no site por dia. Desse modo, o site se torna o mecanismo de busca dominante nos EUA, com 65% de participação de mercado.
2010
A empresa lança seu primeiro smartphone de marca, o Nexus One.
2011
O Google faz uma de suas maiores aquisições, gastando US$ 12,5 bilhões para comprar a Motorola Mobility. Três anos depois, o Google vendeu a Motorola Mobility para a Lenovo por US$ 2,9 bilhões.
2012
O Google atinge outro marco importante, reportando uma receita anual de mais de US$ 50 bilhões. No ano passado, a empresa registrou receita de quase US$ 110 bilhões.
2013
O Google lança o Chromecast, um dongle que permite que as pessoas transmitam conteúdo de seus telefones ou computadores para uma TV.
2014
Google compra DeepMind, uma empresa de inteligência artificial sediada no Reino Unido, por US$ 625 milhões. Ademais, também compra a startup de automação residencial Nest por US$ 3,2 bilhões.
2015
Google se reestrutura como Alphabet, uma holding que possui várias empresas, incluindo o Google. O lançamento da Alphabet foi projetado para dar aos investidores uma visão melhor dos lucros e perdas do Google, separando os caros projetos “moonshot” da empresa, como o Google Fiber, em entidades separadas.
2016
O Google lança sua linha de alto-falantes domésticos inteligentes, equipados com o Google Assistant.
2017
O Google lança seu sistema de pagamento por aproximação, o Android Pay, no Brasil, o primeiro país da América Latina a receber a modalidade.
Carta de Despedida Traduzida: Sergey Brin e Larry Page deixam a Alphabet