As quatro grandes empresas de tecnologia – Amazon, Apple, Facebook e Google fascinam e assustam por seus números de valor de mercado, número de usuários mas especialmente por sua influência em nossas vidas ao ponto de se tornar muito difícil imaginar um só dia sem o uso dos serviços e produtos de pelo menos uma delas.
O autor Scott Galloway publicou recentemente o livro ‘’The Four’’, fruto de mais de 2 anos de pesquisa sobre as 4 gigantes. O livro foi também tema do resumo em vídeo aqui na plataforma do AAA Inovação. Exploro neste artigo um dos aspectos mais interessantes da obra, o chamado Algoritmo T, que se baseia em 8 fatores que combinados geram vantagem competitiva única na era digital.
Os 8 fatores do Algoritmo T
Conheça o DNA que explica as vantagens competitivas das Big Techs – Amazon, Apple, Facebook e Google:
1. Diferenciação de produto
A digitalização tem reduzido o poder de influência das marcas, estamos novamente na era dos produtos (review de outros usuários são mais poderosos do que marcas). Não se engane que diferenciação está apenas no produto ou serviço em si, mas sim, em toda a experiência de compra, uso, manutenção, entrega, etc.
Uma definição mais precisa seria – diferenciação na cadeia de valor. O valor agregado pela tecnologia tem menos a ver com adição de mais recursos e mais com a redução de obstáculos que tomam tempo e criam atrito para o usuário.
2. Capital visionário
Como afirmou Mickey Drexler ‘’É impossível competir com uma grande empresa que não precisa ganhar dinheiro’’. Ele se referia ao fato de que as 4 grandes possuem acesso a capital barato e uma grande crença por parte dos investidores que sua visão de longo prazo está correta.
Elas podem investir mais e ter mais paciência para esperar resultados. Um CEO com capacidade de storytelling e grande reputação são fundamentais para atrair essa condição.
3. Presença global
Habilidade de criar uma solução que possa escalar globalmente. Mais do que garantir acesso a um mercado maior, isso reduz riscos cíclicos de mercados locais e garante diversidade. As 4 grandes possuem produtos que não tem barreira de atrito cultural relevante.
4. Reputação
A percepção influencia a realidade. Caso a empresa seja percebida como boa, comprometida com causas sociais, com o desenvolvimento de instituições e seus trabalhadores, é menor a chance de sofrer influência regulatória e receber publicidade negativa. Na era da transparência, zelar pela reputação é uma estratégia competitiva fundamental.
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5. Integração Vertical
Capacidade única de controlar a experiência do consumidor. As 4 tem controle sobre a distribuição de seus produtos, A Apple não fabrica seus devices, mas controla o abastecimento, promoção, venda e o suporte.
Esse aumento de interface é também vital para coletar mais dados dos usuários ao longo da jornada da compra e uso. A estratégia das lojas físicas da Apple mostrou-se um fator de diferenciação fundamental em relação aos seus competidores.
6. Inteligência Artificial
Acesso e capacidade de extrair insights a partir de grandes massas de dados. O marketing evoluiu do direcionamento demográfico para o direcionamento social. Entramos agora na era do marketing comportamental.
Com inteligência artificial podemos agora monitorar o comportamento de indivíduos em uma escala e nível de detalhe inimagináveis. As 4 fornecem produtos e serviços que são verdadeiros coletores de dados comportamentais, assim elas se adaptam e aumentam as barreiras competitivas de forma contínua.
7. Aceleradores de carreira
Capacidade de atrair os melhores talentos. Para isso, a empresa precisa ser admirada e reconhecida como uma provedora de oportunidades de reconhecimento rápido e crescimento baseado em mérito.
Estima-se que para ter vantagem competitiva as empresas precisam estar atualmente mais preocupadas com sua reputação entre seus potenciais empregados do que com seus clientes. Os times com os melhores talentos atraem capital mais abundante, inovam e mais uma vez aumentam sua dominância.
8. Geografia
75% das grandes empresas estão em grandes hubs globais. São raros os casos de empresas relevantes estabelecidas a mais de poucos minutos de distância de grandes universidades e centros de formação de competências essenciais.
Assim como uma plataforma petrolífera precisa estar imediatamente acima de seu campo de extração, na era onde o software engole o mundo, essas empresas precisam estar próximas de grandes universidades que formam os melhores engenheiros e desenvolvedores. Nesses grandes centros, a competição é maior e isso força os níveis de exigência para cima.
O que aprendemos com isso?
É importante compreender que esses elementos são relevantes mesmo que sua empresa não seja de software ou tenha escala global. Alguns exemplos: você tem um bom canal de aquisição de talentos com competências essenciais para sua visão de futuro? Os potenciais candidatos enxergam sua empresa como um exemplo de meritocracia e oportunidades de crescimento? Qual sua interface com seus clientes para melhorar seu produto e serviço? Qual a reputação de sua empresa?