O Airbnb teve que demitir 25% dos funcionários. Aqui está o que o cofundador da empresa disse.

No último dia 5 de maio, o cofundador e CEO do Airbnb, Brian Chesky, enviou uma carta para todos os funcionários da empresa. Esta é uma tradução não-oficial:

 

Esta é a minha sétima vez falando com vocês da minha casa. Cada vez que conversamos, compartilhei boas e más notícias, mas hoje tenho que compartilhar algumas notícias muito tristes.

Quando vocês me perguntaram sobre demissões, eu disse que nada estava fora da mesa. Hoje, devo confirmar que estamos reduzindo o tamanho da força de trabalho do Airbnb. Para uma empresa como a nossa, cuja missão está centrada em pertencer, isso é incrivelmente difícil de enfrentar, e será ainda mais difícil para quem precisa sair do Airbnb. Vou compartilhar o máximo de detalhes possível sobre como cheguei a essa decisão, o que estamos fazendo para quem sair e o que acontecerá a seguir.

Deixe-me começar com como chegamos a essa decisão. Estamos vivendo coletivamente a crise mais angustiante de nossas vidas e, quando ela começou a se desdobrar, as viagens globais pararam. Os negócios do Airbnb foram duramente atingidos, com receita prevista para este ano sendo menos da metade da que tivemos em 2019. Em resposta, levantamos $ 2 bilhões em capital e cortamos drasticamente os custos, que atingiram quase todos os cantos do Airbnb.

Embora essas ações fossem necessárias, ficou claro que teríamos que ir além quando enfrentarmos duas verdades duras:

 

 

 

Embora saibamos que os negócios do Airbnb irão se recuperar totalmente, as alterações que ele sofrerá não são temporárias ou de curta duração. Por isso, precisamos fazer mudanças mais fundamentais no Airbnb, reduzindo o tamanho de nossa força de trabalho em torno de uma estratégia de negócios mais focada.

Dos 7.500 funcionários do Airbnb, cerca de 1.900 colegas de equipe terão que deixar a empresa, o que representa cerca de 25% da nossa companhia. Como não podemos fazer tudo o que costumávamos fazer, esses cortes precisavam ser mapeados para termos negócio mais focado.

 

Um negócio mais focado

Viajar neste novo mundo será diferente e precisamos evoluir o Airbnb de acordo com essas mudanças. As pessoas vão querer opções mais próximas de casa, mais seguras e mais acessíveis. Mas as pessoas também anseiam por algo que parece ter sido tirado delas – a conexão humana. Quando começamos o Airbnb, tratava-se de pertencimento e conexão. Essa crise aumentou nosso foco para voltar às nossas raízes, voltar ao básico, voltar ao que é verdadeiramente especial no Airbnb – pessoas comuns que hospedam suas casas e oferecem experiências.

Isso significa que precisaremos reduzir nosso investimento em atividades que não apoiam diretamente o núcleo da nossa comunidade anfitriã. Estamos interrompendo nossos esforços em Transportation e Airbnb Studios e temos que reduzir nossos investimentos em Hotels and Luxe.

Essas decisões não são um reflexo do trabalho das pessoas dessas equipes, e isso não significa que todos nessas equipes vão nos deixar. Além disso, as equipes de todo o Airbnb serão impactadas. Muitas equipes terão tamanho reduzido com base no quão bem mapeadas elas estão em relação a para onde o Airbnb está indo.

 

Como abordamos as reduções

Era importante que tivéssemos um conjunto claro de princípios, guiados por nossos valores fundamentais, sobre como abordaríamos as reduções em nossa força de trabalho. Estes foram os nossos princípios orientadores:

 

 

Eu fiz o meu melhor para permanecer fiel a esses princípios.

 

Processo para fazer reduções

Nosso processo começou com a criação de uma estratégia de negócios mais focada, baseada em um modelo de custo sustentável. Avaliamos como cada equipe foi mapeada para nossa nova estratégia e determinamos o tamanho e a estrutura de cada equipe no futuro. Em seguida, fizemos uma revisão abrangente de todos os membros da equipe e tomamos decisões com base em habilidades críticas, e quão bem essas habilidades correspondiam às nossas necessidades de negócio futuras.

O resultado é que teremos que nos separar de colegas de equipe que amamos e valorizamos. Temos ótimas pessoas saindo do Airbnb e outras empresas terão sorte em tê-las.

Para cuidar dos que estão saindo, analisamos a indenização, as cotas, a assistência médica e o apoio ao emprego e fizemos o possível para tratar a todos de maneira compassiva e atenciosa.

 

Indenização

Os funcionários nos EUA receberão 14 semanas de remuneração base, mais uma semana adicional por ano no Airbnb. A posse será arredondada para o ano mais próximo. Por exemplo, se alguém estiver no Airbnb há 3 anos e 7 meses, receberá um adicional de 4 semanas de salário ou 18 semanas de pagamento total. Fora dos EUA, todos os funcionários receberão pelo menos 14 semanas de pagamento, além de aumentos de posse consistentes com as práticas específicas de cada país.

 

Cotas

Estamos derrubando a exigência de um ano para ter o direito à participação na empresa de todos que contratamos no ano passado, para que todos que partem, independentemente de há quanto tempo estejam aqui, sejam acionistas. Além disso, todos os que saem são elegíveis para a data de aquisição em 25 de maio.

 

Saúde

Em meio a uma crise global de saúde de duração desconhecida, queremos limitar o ônus dos custos com saúde. Nos EUA, cobriremos 12 meses de seguro de saúde através da COBRA. Em todos os outros países, cobriremos os custos do seguro de saúde até o final de 2020. Isso ocorre porque somos legalmente incapazes de continuar a cobertura ou nossos planos atuais não permitem uma extensão. Também forneceremos quatro meses de apoio à saúde mental através do KonTerra.

 

Suporte ao emprego

Nosso objetivo é conectar nossos colegas de equipe que estão deixando o Airbnb com novas oportunidades de emprego. Aqui estão cinco maneiras pelas quais podemos ajudar:

 

Aqui está o que vai acontecer a seguir

Quero esclarecer todos vocês o mais rápido possível. Temos funcionários em 24 países e o tempo necessário para fornecer clareza varia de acordo com as leis e práticas locais. Alguns países exigem que as notificações sobre emprego sejam recebidas de uma maneira muito específica. Embora nosso processo possa diferir de país para país, tentamos ser cuidadosos no planejamento de todos os funcionários.

Nos EUA e no Canadá, posso fornecer clareza imediata. Nas próximas horas, aqueles que deixarem o Airbnb receberão um convite para uma reunião de partida com um líder sênior do seu departamento. Era importante para nós que, sempre que pudéssemos legalmente, as pessoas fossem informadas em uma conversa pessoal 1on1. O último dia útil para funcionários que partem dos EUA e Canadá será segunda-feira, 11 de maio. Achamos que a segunda-feira daria às pessoas tempo para começar a dar os próximos passos e se despedir – entendemos e respeitamos a importância disso.

Alguns funcionários que estão ficando na empresa terão uma nova função e receberão um convite para uma reunião com o assunto “Nova função” para aprender mais sobre isso. Para aqueles de vocês nos EUA e no Canadá que continuam na equipe do Airbnb, vocês não receberão um invite.

Às 18h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Ásia-Pacífico. Às 12h, horário do Pacífico, organizarei uma reunião mundial para nossas equipes da Europa e Oriente Médio. Após cada uma dessas reuniões, prosseguiremos com as próximas etapas em cada país, com base nas práticas locais.

Pedi a todos os líderes do Airbnb que esperassem para reunir suas equipes até o final desta semana por respeito ao impacto de nossos colegas de equipe. Quero dar a todos os próximos dias para que consigam processar tudo isso e organizarei uma sessão de perguntas e respostas do CEO novamente nesta quinta-feira, às 16h, horário do Pacífico.

 

Algumas palavras finais

Como aprendi nas últimas oito semanas, uma crise traz clareza sobre o que é realmente importante. Embora tenhamos passado por um turbilhão, algumas coisas estão mais claras para mim do que nunca.

Primeiro, sou grato a todos aqui no Airbnb. Ao longo desta experiência angustiante, fui inspirado por todos vocês. Mesmo nas piores circunstâncias, eu já vi o melhor de nós. O mundo precisa mais do que nunca de conexão humana, e eu sei que o Airbnb atenderá a este chamado. Eu acredito nisso porque acredito em vocês.

Segundo, tenho um profundo sentimento de amor por todos vocês. Nossa missão não é meramente sobre viagens. Quando começamos o Airbnb, nosso slogan original era “Viaje como humano”. A parte humana sempre foi mais importante que a parte da viagem. O que nos interessa é perten

cer, e no centro do pertencimento está o amor.

Para aqueles de vocês que ficam,

Uma das maneiras mais importantes de honrar aqueles que estão saindo é que eles saibam que suas contribuições são importantes e que sempre farão parte da história do Airbnb. Estou confiante de que o trabalho deles continuará, assim como esta missão continuará.

Para aqueles que saem do Airbnb,

Eu realmente sinto muito. Por favor, saiba que isso não é sua culpa. O mundo nunca deixará de procurar as qualidades e talentos que você trouxe para o Airbnb … que ajudaram a fazer o Airbnb. Quero agradecer, do fundo do meu coração, por compartilhá-los conosco.

Brian

 

O texto original, em inglês, pode ser lido no link: https://news.airbnb.com/a-message-from-co-founder-and-ceo-brian-chesky/

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