Os desafios internos e externos ao adotar novas tecnologias

Cada vez mais empresas estão se desafiando mais usando novas tecnologias como meio para inovar. A adoção de novas tecnologias pode trazer inúmeros benefícios como bons softwares, programas que auxiliam o aumento da produtividade e aplicativos que facilitam a organização, dentre tantas outras opções para contribuir com o desenvolvimento de empresas a partir da tecnologia.

 

Como as novas tecnologias são adotadas?

Há um famoso modelo mercadológico conhecido como “A curva de adoção de tecnologia”, que descreve o processo de adoção de um novo produto ou inovação de acordo com as características demográficas e psicológicas de grupos adotivos específicos. Geoffrey Moore, em seu livro Atravessando o Abismo, criou os fundamentos do ciclo de adoção, que é divido em cinco perfis psicográficos com diferentes necessidades e expectativas em relação ao produto ao introduzir novas tecnologias.

Imagem via Mdeveloper/Reprodução

 

1) Inovadores

Responsáveis pela adoção imediata da tecnologia. Eles geralmente têm mais exposição ao mundo da tecnologia. Essas pessoas estão dispostas a correr o risco, e estarão prontas para ajudá-lo a moldar seu produto quando ele não estiver perfeito.

 

2) Early adopters

Este é o segundo grupo que adotará novas tecnologias. Conhecido também como os visionários, eles têm uma imagem de liderança, forte poder de decisão e capacidade de inovar. Os early adopters estão entre aquelas pessoas prontas para experimentar um produto em um estágio inicial.

 

*Abismo

É onde a inovação foi aceita pelos entusiastas da tecnologia (inovadores e early adopters), mas ainda não pelos pragmáticos. É o momento mais crítico do processo de adoção. Ambos os grupos do lado esquerdo da lacuna esperam inovação e eficiência. Enquanto isso, os da direita – focam em conforto e confiabilidade. Suas expectativas são radicalmente diferentes.

 

3) Maioria inicial

É o estágio mais alto da curva e abrange diferentes tipos de consumidores. Aqui, as novas tecnologias já estão mais acessíveis à maioria dos mercados, começando a ganhar maior aceitação e penetração junto ao grande público. A maioria inicial é composta por consumidores mais conscientes, que buscam soluções úteis, mas também se preocupam com possíveis modismos.

 

4) Maioria tardia

Esse grupo só começa a se interessar por uma nova tecnologia depois de perceber que outro grande grupo já a aprovou para entrada no mercado. Normalmente, empresas com esse perfil são céticas em relação à inovação e preferem adotar ferramentas quando seu desenvolvimento está em um estágio mais avançado

 

5) Retardatários

Este grupo é o último a adotar uma tecnologia. Geralmente apresentam um perfil mais tradicional e são resistentes a inovações. Preferem trabalhar da forma antiga e relutam para aceitar que precisam realmente das inovações do mercado.

 

As inovações tecnológicas mais conhecidas pelos negócios

Os hábitos de compra também estão mudando o tempo todo e, por consequência, pode ser difícil oferecer exatamente a experiência que o cliente busca. No meio disso tudo, a tecnologia desempenha um papel importante. É por meio dela que fica mais fácil atingir os clientes no momento certo, aprimorando suas experiências e garantindo sua satisfação no fim do processo de compra.

Para isso, a pesquisa sobre as tendências do varejo para 2023 da Opinion Box, busca entender melhor quais são as tecnologias que mais ajudam no processo de compra dos clientes no Brasil. Dentre as tecnologias mais comuns estão:

 

Outra mapeamento de tecnologias super conhecido mundialmente que não podemos deixar de citar é o Hype Clycle da Gartner, o qual apresenta anualmente as principais tecnologias emergentes, projetadas para ajudar os líderes de inovação tecnológica e de arquitetura corporativa. Elas são dividias em três temas principais: evolução de experiências imersivas, automação acelerada de inteligência artificial e entrega otimizada de tecnologias.

 

Três Horizontes da inovação: o que são e como usar na prática?

 

Quais são as dificuldades na implementação de novas tecnologias?

Os pequenos já implementaram alguma inovação ou tecnologia no empreendimento? Segundo um estudo feito pelo Sebrae com negócios tradicionais e startups em dezembro de 2019, apresenta que a maior parte das empresas jamais implementou algum tipo de inovação ou tecnologia. Justificam que o sistema requer mão de obra técnica, tempo para operacionalizar e altos investimentos. Dentre os poucos que implementaram, se mostraram satisfeitos com os resultados. E entendem que ações como alteração do cardápio são formas de inovação.

 

Entre as principais dificuldades externas estão:

Percepção de alto custo

 

Insegurança (fragilidade do sistema)

 

Credibilidade na solução

 

Não se aplica

 

Entre as principais dificuldades internas estão:

Dificuldade de operar

 

Barreira cultural

 

Zono de conforto

 

Excesso de tarefas (sem tempo) 

 

A tecnologia já faz parte do seu negócio como meio para inovar? Conte com a AAA Inovação para crescer!

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