A edição deste ano do relatório Brand Finance Brasil 100 2022 contemplou as marcas mais valiosas de diversos setores da indústria. Para ter uma marca mais inovadora, forte e conhecida no mercado, continue lendo o artigo completo seguir.
As 10 marcas mais valiosas do Brasil de 2023
De acordo com a Interbrand, as 25 marcas brasileiras mais valiosas do ano têm, somadas, valor de mercado superior a R$ 153 bilhões. Essa quantia é 6% maior do que o valor de mercado das marcas que compuseram o ranking do ano anterior.
As 10 marcas mais valiosas do Brasil de 2022
As marcas brasileiras mostram resiliência registrando crescimento de valor de marca de 12%, segmento locação de automóveis foi o de maior crescimento, com variação de 99%, segundo a Brand Finance Brasil 100 2022.
O setor bancário continua em destaque no ranking, com 13 marcas no ranking, representa 31% do valor total das marcas. Já o setor varejista segue aumentando sua participação, com 15 marcas, reflete 12% do valor total das marcas. Entre as dez marcas mais valiosas do Brasil em 2022 estão:
O valor da marca do Itaú subiu impressionantes 28,5%, com R$ 36,39 bilhões. A corrida pelo segundo lugar foi acirrada entre o Bradesco, subindo 2 posições, de quarto para segundo lugar, e Banco do Brasil, caindo de segundo, em 2021, para terceiro, em 2022, com valor de marca de R$ 21,06 bilhões para o Bradesco e R$ 20,19 bilhões para o Banco do Brasil. Já a Brahma é marca forte do Brasil com BSI.
O Itaú é a marca mais valiosa do Brasil
Além de ser a marca mais valiosa do Brasil, Itaú é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022. Em 2021, o banco Itaú continuou progredindo significativamente em sua agenda de transformação, com foco na centralidade do cliente, mudança cultural,
digitalização e crescimento de diversos negócios.
Um dos principais destaques do desempenho do Itaú foi a expansão de sua carteira de crédito, que ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão, um crescimento de 18,1% em relação a 2020. Essa performance foi impulsionada principalmente pelas carteiras de cartão de crédito, financiamento imobiliário e veículos.
Marcas que mais se valorizaram
Destaque para marca Movida com 227,6% de crescimento de valor de marca entre 2021 e 2022. A Movida vivenciou um aumento de lucro líquido de três dígitos ao longo dos trimestres e gerou uma expansão consistente em sua capacidade de geração de caixa, em R$ 77,4 milhões.
Na agenda ambiental, foi a primeira companhia do mundo no setor a emitir um Sustainability-Linked Bond e, por meio do Programa Carbon Free, da eletrificação de frota e de seus compromissos públicos, a Movida vem construindo uma estratégia de ESG para geração de oportunidades.
Seguindo a lista de marcas que mais cresceram em valor, temos Havaianas, Assaí, Nubank e Unidas, com 123,4%, 112,3%, 111,4% e 108,4%, respectivamente.
O Nubank é a marca que mais se fortalece
O Nubank é destaque na avaliação da Brand Finance, sendo a marca que mais cresceu em força de marca, subindo 31,2 pontos em BSI, de 55,3 para 86,5/100. A Companhia nasceu com o propósito de simplificar a complexidade do sistema financeiro e ajudar as pessoas a terem um relacionamento realmente saudável com suas finanças. Em 23 de setembro de 2020, o Nubank anunciou que zerou a emissão de dióxido de carbono de toda a sua história. O banco digital foi a primeira instituição do setor bancário no Brasil e no México a realizar o feito.
Arturo Nuñez, CMO do Nubank, conta que “a missão do Nubank é empoderar as pessoas a tomar as melhores decisões para suas vidas financeiras. Além de promover interações diárias com os clientes, para construir uma verdadeira marca de estilo de vida”.
[ANÁLISE] As marcas mais valiosas do mundo em 2021, segundo a Brand Finance