O futuro do trabalho está se tornando cada vez mais a realidade para milhões de trabalhadores e empresas em todo o mundo. A adoção tecnológica pelas empresas irá transformar as tarefas, os empregos e as habilidades até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial. No futuro acredita-se que o tempo gasto em tarefas no trabalho por humanos e as máquinas serão iguais, mudando a cadeia de valor e a força de trabalho.
5 coisas para saber sobre o Futuro do Trabalho
As conclusões do Relatório sobre o Futuro do Trabalho 2018-2022 do WEF, mostram quais são as tendências esperadas em 20 economias e 12 setores da indústria. Confira todos esses detalhes a seguir:
1. Demanda por novas habilidades
As habilidades que crescem em destaque incluem pensamento analítico e aprendizado ativo, bem como habilidades como design de tecnologia, destacando a crescente demanda por várias formas de competência tecnológica.
No entanto, a proficiência em novas tecnologias é apenas uma parte da equação de habilidades de 2022. Já as habilidades “humanas” como criatividade, pensamento crítico, persuasão e negociação também manterão ou aumentarão seu valor, assim como resiliência, flexibilidade e resolução de problemas.
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2. Automação, Robotização e Digitalização
Internet móvel de alta velocidade, inteligência artificial, análise de big data e tecnologia em nuvem devem liderar a adoção de novas tecnologias pelas empresas. Muitas também buscarão machine learning e realidade aumentada e virtual para investimentos consideráveis nos negócios.
Por outro lado, o investimento no tipo de tecnologias robóticas imaginadas em filmes de ficção permanecerá um pouco mais nicho ao longo do período – mas, no entanto, está ganhando ritmo. Os robôs estacionários provavelmente serão os mais amplamente adotados em 2022.
3. Interrupções significativas no trabalho
Ocupações crescentes incluem funções como Analistas de Dados, Desenvolvedores de Software e Aplicativos e Especialistas em E-commerce e Mídias Sociais – trabalhos que são significativamente baseados e aprimorados pelo uso da tecnologia.
No entanto, também se espera que cresçam as funções de trabalho baseadas em características distintamente ‘humanas’, como Profissionais de Atendimento ao Cliente, Profissionais de Vendas e Marketing, Especialistas em Treinamento e Desenvolvimento, Pessoas e Cultura e Desenvolvimento Organizacional, bem como Gerentes de Inovação.
4. Divisão de trabalho
Os empregadores antecipam uma mudança significativa na divisão do trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos para as tarefas de hoje. Em termos de horas totais de trabalho, nenhuma tarefa de trabalho ainda é realizada predominantemente por máquinas ou algoritmos.
Hoje, a expansão da participação das máquinas no desempenho das tarefas de trabalho será marcada nas tarefas de raciocínio e tomada de decisão, administrativas e de busca de informações. Mesmo as tarefas de trabalho predominantemente realizadas por humanos hoje – comunicar, interagir, coordenar, gerenciar e aconselhar – começarão a ser realizadas por máquinas, embora em menor grau.
5. Todos precisaremos nos tornar aprendizes
As lacunas de habilidades emergentes – tanto entre trabalhadores individuais quanto entre a liderança sênior das empresas – podem obstruir significativamente a gestão da transformação da organização. Dependendo do setor e da geografia, entre metade e dois terços das empresas provavelmente recorrerão a contratados externos, funcionários temporários e freelancers para resolver suas lacunas de habilidades. Uma abordagem abrangente ao planejamento e requalificação da força de trabalho será a chave para o gerenciamento positivo de tais tendências.
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