O que faz uma empresa ser considerada inovadora? A resposta final será sempre uma: Pessoas.
A Fast Company, em colaboração com a Accenture, divulgou a lista com as 50 melhores empresas para pessoas inovadoras. Empresas onde a cultura da inovação é a regra.
Segundo a Fast Company, diferente de outras listas de empresas para inovadores, a nova versão foca nos processos e na cultura, ao invés de levar em conta, por exemplo, se a companhia oferece petiscos e bebidas gratuitas aos colaboradores, as famosas “regalias”.
Segundo Stephanie Mehta, nas melhores empresas para inovadores: “Os funcionários – desde contratações iniciais até a liderança sênior – têm a oportunidade de fazer uma diferença real nesses tipos de ambientes. E isso pode ser o melhor privilégio de todos”.
Conheça as 50 Melhores Empresas para pessoas inovadoras
3M
O conglomerado de fabricação famoso pela criação dos post-its gera aproximadamente 3.000 patentes por ano e incentiva seus 91.000 funcionários a dedicar 15% do tempo de trabalho a projetos fora do escopo normal de suas tarefas.
Activision Blizzard
A publicadora de jogos (dentre os mais famosos, World of Warcraft, Candy Crush e Call of Duty) e pioneira dos e-sports (através da criação da Overwatch League) incentivam os funcionários a participar de um desafio semestral chamado 5 × 5.
O Innovation Challenge é um torneio no qual equipes de cinco pessoas recebem cinco semanas e um orçamento de pesquisa de 5.000 dólares para criar um pitch que ajude a solucionar um desafio real da empresa, como aprimorar uma franquia importante.
Amazon
Uma maneira pela qual a Amazon cultiva ideias de mais de 600.000 funcionários é através de um processo chamado “trabalhar de trás para frente”:
- Qualquer funcionário com uma grande ideia é incentivado a criar um plano que inclua uma declaração de impacto no cliente, um comunicado de imprensa simulado, perguntas-chave e perspectivas de diferentes áreas de negócio.
Foi assim que alguns recursos da empresa, como Prime Now e AmazonSmile, começaram.
AMD
A AMD, uma empresa de semicondutores, usa “equipes de ponta” – grupos pequenos de engenheiros que trabalham simultaneamente em gerações sucessivas de designs de chip – para garantir a comunicação consistente, a preservação do conhecimento e a aplicação das melhores práticas que podem ajudar a estimular a inovação.
ANSYS
Um pequeno grupo de desenvolvedores da Ansys teve uma ideia: usar unidades de processamento gráfico em vez de unidades centrais de processamento convencionais mais lentas para o principal produto de software da empresa.
A gerência deu-lhes espaço de trabalho dedicado, servidores e alívio de suas funções normais. O Discovery Live foi lançado no ano passado – o primeiro software de engenharia que oferece simulação física em tempo real e edição de geometria.
Attivo Networks
A empresa de segurança cibernética, que implanta tecnologia para ajudar as empresas a detectar e responder a ataques, atribui um “campeão” (no original, champion) para mentorar cada novo contratado. O método possui 93% de taxa anual de retenção de funcionários e reinveste um terço das receitas em pesquisa e desenvolvimento.
Blue Prism
A empresa de automação de processos robóticos disponibiliza seus softwares e materiais de treinamento para universidades (incluindo Texas A & M, Aditya Engineering College e Universidade de Manchester), e em janeiro abriu um novo laboratório de inteligência artificial em suas instalações em Londres.
B-Reel
Três vezes por ano, a agência criativa sueca designa um membro da equipe de cada um dos cinco escritórios globais para passar vários dias no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, para trabalhar em um briefing personalizado projetado para um desafio significativo, como criar um novo aplicativo para o produto de realidade aumentada do Google, o ARCore.
Chobani
Para reduzir as ineficiências e aumentar a colaboração, a empresa privada de iogurte trouxe 90% de seu trabalho de agência (incluindo publicidade, relações públicas, design, pesquisa de consumo e execução de varejo) para dentro da empresa, criando um departamento de 359 pessoas que opera com um único orçamento. A mudança permitiu que a Chobani levasse seu produto Less Sugar Greek Yogurt do conceito para as lojas em menos de seis meses.
Charity: Water
A Charity: Water, ONG dedicada a levar água potável aos países em desenvolvimento, assegura doações por meio de histórias criativas.
Os funcionários montaram câmeras GoPro para capturar a perspectiva de uma criança etíope e cercaram os convidados no evento anual da empresa com uma tela de LED do tamanho de um campo de futebol para mostrar uma mulher fazendo sua jornada diária até um poço distante.
Cloudflare
Para criar produtos que melhorem a segurança e o desempenho de sites, o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa incuba novas ideias por meio de uma interação rápida. Entre as melhores empresas, a Cloudfare também realiza experimentos de duas semanas chamados “picos”: os funcionários testam novas ideias para determinar se elas valem mais investimentos.
Em 2018, a empresa lançou oito novos produtos e serviços, incluindo o 1.1.1.1, que oferece aos consumidores conexões de internet mais rápidas e seguras.
Compass
A empresa de tecnologia imobiliária Compass opera em uma plataforma de tecnologia proprietária que obtém feedback interno por meio de um fórum digital que permite a votação para cima e para baixo (thumbs up e thumbs down, semelhante à Netflix) de todos os seus agentes e funcionários.
Sugestões que chegam ao topo da classificação se tornam elegíveis para algumas das centenas de milhões em financiamento que a empresa destina a desenvolver novas iniciativas, como seguro de saúde para agentes.
Duolingo
A plataforma de aprendizado de idiomas tem uma seção no seu site chamada Duolingo Labs, que permite que os funcionários e os 300 milhões de usuários do site sugiram melhorias para projetos em desenvolvimento, como um podcast em espanhol que foi baixado mais de 8 milhões de vezes no ano passado, liderando a categoria de educação no Apple Podcasts.
Epsilon-Conversant
Recentemente adquirida pela Publicis, a empresa de marketing tem como lema “automatizar para inovar”, com tecnologias proprietárias como a Grasshopper, que traduz os recursos da campanha de anúncios digitais em blocos de anúncios interativos totalmente formatados em todos os tamanhos, reduzindo o número de horas gastas em 400% por campanha.
Forward
A empresa de saúde focada em cuidados primários fundada há 3 anos fornece serviços por uma taxa mensal, onde une engenheiros e médicos para desenvolver novas tecnologias médicas avançadas.
Genentech
A empresa de biotecnologia emprega mais de 120 pós-doutores envolvidos em pesquisa básica para descobertas e gera cerca de 350 artigos por ano em periódicos. Seu fundo de inovação e incubadora dá suporte aos funcionários com ideias inovadoras que não estão necessariamente sendo exploradas pela empresa, como novos sistemas de distribuição de medicamentos ou aplicação de IA ao design de medicamentos.
InfluxData
O principal produto da empresa de banco de dados fundada há sete anos, o InfluxDB, é uma tecnologia de código aberto projetada para gerenciar e armazenar grandes volumes de dados com registro de data e hora.
Para garantir uma comunicação eficaz com sua equipe de engenharia, em grande parte remota, a InfluxData aplica a mesma ética de transparência do código aberto: todos os treinamentos, documentos e apresentações estão disponíveis em seu canal no YouTube, postagens de blog e seminários online no site da empresa.
Intuit
A empresa por trás do QuickBooks, TurboTax e Mint ajuda os funcionários a desenvolver novas ideias para as comunidades que mais precisam delas. Por meio de um projeto chamado Mission Hope, a equipe de sucesso do cliente da Intuit está abrindo novos call centers de atendimento ao cliente em economias locais que passaram por sérios problemas.
Nos últimos dois anos, a iniciativa criou mais de 900 empregos em Wise, na Virgínia, e Johnstown, na Pensilvânia. A empresa anunciou recentemente um terceiro centro (em Bluefield, West Virginia).
JLL
A empresa de serviços de imóveis comerciais construiu sua própria ferramenta mobile hospedada na nuvem (Idea Stream) para permitir que todos os 91.000 funcionários globais compartilhem ideias, práticas recomendadas e soluções.
Todas as inscrições são examinadas por especialistas no assunto e incluem feedback dos funcionários e exemplos de implementações de clientes.
John Hopkins Applied Physics Laboratory
Os associados e bolsistas do complexo de pesquisa de última geração têm acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, a impressão 3D e a uma sala de realidade virtual . Um banco de dados centralizado mantém os pesquisadores a par dos novos desenvolvimentos em outros laboratórios.
No ano passado, o APL divulgou 419 novas invenções e 30 novas patentes.
Johnson & Johnson
Começando como uma apresentação única que atraiu 60 pessoas em 2011, o TEDxJNJ evoluiu para um evento contínuo para funcionários da gigante compartilharem experiências, informações e pontos de vista, com 76 eventos em 19 países gerando mais de 500 vídeos de palestrantes.
Klick
A agência independente de marketing e comercialização de saúde usa seu laboratório de inovação para experimentar plataformas tecnológicas emergentes. Nos seis anos desde que começou a operar, a Klick Labs produziu uma tecnologia de patente ainda pendente que registra e transmite os tremores de Parkinson em tempo real e um aplicativo de realidade virtual patenteado que oferece aos pacientes perspectivas visuais em 3D sobre suas condições médicas internas.
A empresa de software da Klick, Sensei Labs, também desenvolveu uma plataforma colaborativa de gerenciamento de trabalho em nível empresarial.
Kronos Incorporated
Seis anos atrás, executivos da empresa de software de gerenciamento de força de trabalho juntaram uma equipe de 25 pessoas para reinventar o produto principal da Kronos. Esse grupo, apelidado de “Project Falcon“, acabou aumentando para 600 e criou uma nova plataforma de gerenciamento de força de trabalho baseada em nuvem chamada Workforce Dimensions, que ajudou a aumentar a receita da empresa em 38%.
LexisNexis
Funcionários voluntários da LexisNexis trabalharam em estreita colaboração com a International Bar Association para desenvolver o app EyeWitness to Atrocities, o primeiro aplicativo de smartphone projetado para documentar abusos de direitos humanos, salvando as imagens para que possam ser apresentadas como prova em tribunal.
LifeOmic
A empresa de nuvem e software mobile de 70 pessoas atua como um “Venture Capitalist virtual”, ajudando os engenheiros a aprender como o negócio de software funciona além do desenvolvimento tecnológico. Em seu primeiro ano, o programa gerou três corporações subsidiárias focadas em software, segurança e mercados para os setores de saúde e outras indústrias.
L’Oréal
A fabricante de cosméticos de 110 anos, que tem uma incubadora de tecnologia interna e mais de 4.000 funcionários dedicados em tempo integral à pesquisa e inovação, registrou 505 patentes em 2018. Em novembro do ano passado, tornou-se a primeira empresa de beleza a lançar um produto de tecnologia, o My Skin Track UV, um sensor UV wearable sem bateria, vendido exclusivamente pela Apple.
Merck
Em 2018, a farmacêutica gastou quase US$ 10 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Neste ano, a empresa anunciou um investimento adicional de cinco anos e US$ 16 bilhões em projetos para melhorar o desenvolvimento, as capacidades e as inovações. Seu fundo de empreendimentos investiu mais de US $ 85 milhões em tratamentos para uma variedade de condições, incluindo distúrbios neurodegenerativos, câncer e infecções bacterianas resistentes.
Morgan Stanley
O Escritório de Inovação Tecnológica do banco, financia projetos de funcionários em áreas-chave, incluindo inteligência artificial, análise de dados e fintech, e oferece um programa de aceleração para agilizar o processo de registro de patentes.
O seu Innovation Lab fornece um ambiente digital “sandbox”, onde qualquer funcionário pode experimentar códigos, softwares e outras tecnologias.
Mozilla
A Mozilla tem uma tradição de construir tecnologias de código aberto, permitindo que qualquer usuário acesse, use e modifique seu código. A empresa concedeu US $ 6,4 milhões para universidades, organizações sem fins lucrativos e outros parceiros não comerciais desde 2015, com sua equipe de Open Innovation assessorando, financiando e colaborando em produtos que mantêm a Internet “segura, aberta e acessível a todos à medida que evolui”.
Narrativ
A startup de tecnologia de compras está extraindo os dados de uma forma que é útil (em vez de intrusiva) para o consumidor. A Narrativ emprega aprendizado de máquina para combinar produtos com o conteúdo especializado escrito sobre eles.
A empresa cita seu foco em inovação como a principal razão de ter uma taxa de retenção de 100% em seu grupo de engenharia em 2018.
Notable
A Notable usa seu laboratório automatizado e inteligência artificial para prever como as células cancerosas reagirão a remédios. A empresa reúne engenheiros, médicos, cientistas e especialistas em saúde para formar seu produto e tem parcerias em larga escala com empresas farmacêuticas, startups de biotecnologia de capital aberto e instituições de pesquisa como o MD Anderson Cancer Center e Stanford.
OSF Global Services
Na OSF Global Services, uma empresa canadense que implementa plataformas de comércio personalizado, qualquer funcionário pode enviar uma proposta ao Laboratório de Produto e, se aprovado, receber recursos para desenvolvê-la. Os recursos são compartilhados pelo criador da ideia e pela equipe designada para ajudá-lo a criá-la.
Nos três anos do programa, a OSF lançou 28 novos produtos, incluindo 9 apenas em 2018.
Pivotal
A fabricante de software em nuvem Pivotal exige que todos os seus programadores escrevam softwares em pares. Isso, diz a empresa, motiva os funcionários a “se motivarem entre si para atingir metas”, ao mesmo tempo em que fornecem uma rede de segurança para testar, experimentar e corrigir códigos juntos.
Os parceiros giram e trabalham em várias equipes maiores para garantir que todos na empresa sejam expostos a novas perspectivas regularmente.
________________________________________________________________________________
Quer receber os nossos melhores conteúdos no seu email?
Ótimos artigos. Sem spam.
Deixe seu email abaixo! 👇
________________________________________________________________________________
P&G
Veja como funciona o programa GrowthWorks da P&G: Depois de realizar uma pesquisa de consumo para identificar um problema, uma pequena equipe cria um protótipo e testa uma solução com base em um investimento, obtendo investimento adicional ao atingir metas pré-estabelecidas.
Atualmente, o GrowthWorks tem mais de 130 experimentos em execução, incluindo 10 lançados.
Proximity Designs
A Proximity Designs, entidade sem fins lucrativos com sede em Mianmar, trabalha com agricultores rurais do país há muito tempo isolado. A empresa gastou mais de US$ 1 milhão em pesquisa agrícola nos últimos cinco anos.
Os funcionários de todos os departamentos realizam pesquisas no campo, realizando entrevistas individuais, pesquisas de grupos focais e estudos de culturas.
Regeneron Pharmaceuticals
Em organizações baseadas na ciência, os funcionários geralmente precisam de um PhD para serem promovido de pesquisador associado a cientista de equipe. A empresa de biotecnologia Regeneron, no entanto, rastreia e recompensa o treinamento prático à medida que os associados de pesquisa o acumulam, reconhecendo o valor da experiência real no trabalho.
Reverb
Para se acostumar com o novo ambiente, novos funcionários dessa plataforma de comércio de instrumentos musicais usados ??entram em um programa chamado Concurso: Cada funcionário recebe US $ 1.000 e cinco semanas para comprar e vender quantos pedais de guitarra puderem no site, usando quaisquer habilidades que eles tenham, seja através de um design bonito ou palavras-chave eficazes. Os mais bem sucedidos ganham prêmios em dinheiro.
Rockwell Automation
A centenária Rockwell Automation adicionou recentemente um centro de pesquisa de veículos elétricos, acessível em qualquer lugar do mundo, por meio de realidade aumentada. Os líderes da empresa publicam anúncios de “procurado”, buscando por soluções que qualquer equipe da Rockwell possa resolver e ser recompensada pelo desenvolvimento.
Rubikloud Technologies
A Rubikloud Technologies combina dados de varejo com aprendizado de máquina e inteligência artificial para ajudar empresas a comercializar e gerenciar as experiências dos clientes. A empresa tem um relacionamento estreito com a Rotman School of Management da Universidade de Ontario, onde membros da equipe da Rubikloud trabalham diretamente com candidatos a PhD para pesquisar e solucionar problemas de aprendizado de máquina e ciências de dados nos produtos da Rubikloud.
Salesforce
Os funcionários da equipe de tecnologia e produto da Salesforce podem se mudar para outro grupo dentro do departamento, ganhando exposição a uma gama totalmente nova de tecnologias e clientes. Quase 30% dos empregos abertos em Tecnologia e Produto são preenchidos por meio de transferências internas.
SAS
Os funcionários da empresa de software SAS fazem apresentações para inspirar e motivar seus colegas. Os apresentadores mais eficazes são apresentados no palco principal da conferência anual da empresa e representam a empresa externamente. Um apresentador, que fez uma palestra sobre a transformação da educação especial por meio de IA e análise de linguagem, agora faz parte do conselho de uma associação nacional para crianças com necessidades especiais.
Sephora
O Sephora Accelerate, um programa de incubação, é exclusivo para fundadoras de startups no mundo da beleza; inclui um treinamento de negócios de uma semana, aconselhamento individual dos parceiros e líderes da Sephora, doações e um dia de demonstração em que os fundadores têm a oportunidade de apresentar suas empresas para investidores e a equipe sênior da Sephora.
Siemens
A Siemens, fabricante industrial, detém mais de 15.000 patentes apenas nos Estados Unidos, com mais de 43.000 funcionários focados em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. Seu programa Quickstarter permite que os funcionários da Siemens aloquem de forma independente (e democraticamente) o dinheiro da empresa para apoiar o desenvolvimento das ideias dos colegas.
Sonatype
Na Sonatype, que fabrica produtos que ajudam os desenvolvedores e profissionais de segurança a gerenciar códigos abertos, os chamados “dias da inovação” ocorrem a cada duas semanas, permitindo que os funcionários explorem novas possibilidades. No ano passado, os funcionários trabalharam em 511 projetos decorrentes do programa.
Thorn
Construindo tecnologia para defender as crianças contra abuso sexual, a organização sem fins lucrativos Thorn colabora com ONGs, governos e parceiros do setor privado. Com menos de 50 funcionários, a Thorn identificou com sucesso mais de 9.000 crianças vítimas em 35 países, em parte devido a parcerias com gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Twitter, que fornecem recursos, tecnologia e experiência.
Uma recente parceria com o Google.org, por exemplo, incluiu a integração de engenheiros do Google em tempo integral na equipe de produtos da Thorn.
Workday
O fornecedor de aplicativos corporativos em nuvem para finanças e RH realiza uma conferência semestral chamada Spelunking, na qual os funcionários apresentam lições obtidas de falhas em projetos. A empresa investiu mais de 30% da receita em P & D e tem uma equipe de pesquisa de 40 pessoas focada na incubação de novos produtos.
Versa
A agência digital desenvolve ferramentas de ativação por voz para marcas como Coca-Cola, Domino’s, Pfizer e a Cruz Vermelha. A empresa administra um programa de empreendedorismo para os funcionários, que em apenas dois anos já gerou duas novas empresas: Code Like a Girl e Initio Insurance.
WeTransfer
Uma das melhores empresas inovadoras é a holandesa de transferência de arquivos faz mais do que apenas concordar com a pesquisa, sugerindo vínculos claros entre diversidade e inovação: ela ostenta uma divisão de gênero de 50-50 de seus funcionários, que vem de 38 países.
Todos eles recebem uma “sexta-feira de inovação” completa todos os meses para trabalhar em um projeto de sua escolha, alguns dos quais (como um uploader para dispositivos móveis) foram incorporados ao conjunto de ferramentas de fluxo de trabalho criativas da empresa.
Workiva
A Workiva atribui o sucesso de suas ferramentas de gerenciamento de dados baseadas na nuvem (mais de 75% das empresas da Fortune 500 as usam) a um processo de desenvolvimento de produtos altamente colaborativo: os grupos de P & D trabalham em conjunto com as equipes de finanças, contabilidade e operações para coordenar os requisitos de cada projeto , enquanto desenvolvedores e gerentes de produtos se reúnem regularmente com os clientes durante o ciclo de vida de um produto.
Xinova
Originalmente um spin-off da Intellectual Ventures de Nathan Myhrvold, a Xinova criou uma rede de mais de 12.000 inovadores em 118 países que seus clientes podem usar como uma extensão da sua própria pesquisa e desenvolvimento. Essa confiança ajuda a desenvolver soluções comerciais para desafios técnicos específicos, e os membros da rede cujas idéias são adotadas ganham dinheiro, royalties e porcentagem de participação.
Postado originalmente em inglês pela Fast Company