Diego Andreasi é Administrador, Mestre em Educação, com MBA em Marketing e Gestão de Vendas e Pós-Graduação em Avaliação do Ensino e Aprendizagem. É autor do livro “O manifesto de um Jovem Administrador”, professor de cursos de graduação e pós-graduação e gerente de uma Incubadora de Startups. Fundador do portal Jovem Administrador, que conta com mais de 600 textos publicados sobre liderança, carreira e negócios e possui quase 100 mil seguidores nas redes sociais. Em 2015, obteve a recomendação da Revista Brasileira de Administração como um dos sites que todo Administradores deveria seguir.
A Bola Não Entra Por Acaso, por Ferran Soriano
Dentre os inúmeros assuntos que ele aborda, vale destacar: como o clube conseguiu alavancar as receitas em dias em que não há jogos; como eles fizeram para tornar seu programa de sócio torcedor um sucesso mundial; como eles organizam a remuneração do seu elenco de estrelas; a importância que o Ronaldinho Gaúcho teve na guinada do Clube, e quais foram os motivos que o levaram a sair.
Por que vale a leitura: Além de ser um executivo altamente capacidade em gestão, o autor ainda participou ativamente de muita coisa que estava acontecendo em um dos momentos mais importantes do clube. Uma visão privilegiada da gestão de bastidores na virada de chave do Barcelona.
Manual do CEO, de Josh Kaufman
Por que vale a leitura: Para quem não teve uma educação formal na área da gestão, é uma boa oportunidade para aprender de forma prática e resumida muitos dos conceitos que são essenciais para prosperar nesse mercado. Trata-se de uma leitura extremamente recomenda tanto para administradores, quanto para não administradores.
Administração de Alta Produtividade, de Andrew S. Grove
Um livro de cabeceira para gerentes de todos os níveis. Andrew Grove, que foi um dos primeiros empregados da Intel, até vir a se tornar o CEO responsável por uma importante reviravolta na empresa, discorre em sua obra sobre temas que abordam como adaptar o estilo de administração às pessoas que você dirige; como estruturar o processo de tomada de decisões – e conseguir o apoio máximo para eles, mesmo dos que o combateram antes; como prever a produção de grupos e identificar problemas potenciais; como tirar o maior proveito dos vários tipos de reuniões, delegando responsabilidade e definindo os cargos dos subordinados em termos de produção, e não de tarefas a cumprir.
Por que vale a leitura: esse é um dos livros que mais citados em biografias de grandes CEO’s americanos. Andrew Grove é pura inspiração.
Virando própria a mesa, por Ricardo Semler
Por que vale a pena a leitura: A sinceridade é ponto chave desse livro. O autor soube passar com muita clareza e transparência os ensinamentos que aprendeu fazendo as coisas na prática. Apesar de ser bem antigo, se trata de uma obra atemporal.
O Manifesto de um Jovem Administrador, Diego Andreasi
Por que vale a pena a leitura: para você que busca uma leitura acessível à realidade das pequenas e médias empresas brasileiras, poderá encontrar nessa obra uma aplicabilidade imediata dos conceitos que são apresentados.