Como Frederico Trajano cresceu a Magazine Luiza em 183x em apenas 3 anos. 

 Como uma varejista fundada em 1957 pode sobreviver à Era Digital? Era esse o desafio de Frederico Trajano, quando assumiu como CEO da Magazine Luiza, em 2016.

Entre 2011 e 2015, o valor de mercado da varejista caiu 71%. Entre janeiro e setembro de 2015, a empresa amargou um prejuízo de 12 milhões de reais.  

ALGO PRECISAVA SER FEITO.

Uma história recente já mostrou o que acontece com as empresas que não se adaptam às mudanças. Nos Estados Unidos, por exemplo, boa parte das maiores varejistas do país foram engolidas, em apenas 13 anos, por empresas que souberam se adaptar às mudanças, dentre elas, a gigantesca Amazon.  

Valor de mercado das maiores varejistas norte-americanas

Frederico Trajano sabia que, se não se movimentasse, a Magazine Luiza estaria fora do mercado em poucos anos. Ainda como Diretor de Operações da varejista, ele já havia tido algumas iniciativas de sucesso, contudo, ao assumir como CEO da operação, os desafios eram gigantescos.  

Trajano tinha como maior desafio liderar a transformação digital da empresa, super tradicional e conhecida, mas ainda presa às raízes do século XX.  

Os desafios de Trajano eram imensos. E mesmo assim, a Magazine Luiza cresceu 183x desde 2016, quando ele assumiu como CEO. 

Como transformar as operações online e offline em uma coisa só?

Como educar os vendedores e colaboradores sobre a importância das novas tecnologias?

Como deixar de ser “apenas uma varejista” e se tornar uma verdadeira plataforma? 

Os desafios de Trajano eram imensos. E mesmo assim, a Magazine Luiza cresceu 183x desde 2016, quando ele assumiu como CEO. As mudanças podem ser resumidas em uma palavra: inovação.

Para Trajano, era fundamental que a Magazine Luiza desenvolvesse uma cultura digital. Ele sabia que não importava o nível de tecnologia que a empresa alcançasse, aquilo de nada serviria se as pessoas não estivessem alinhadas com tudo aquilo.  

Na Magalu, muitos dos gerentes e vendedores não eram familiarizados com boa parte das novas tecnologias. Liderada por Trajano, a empresa lançou uma iniciativa chamada #abraceonovo, onde gerentes e vendedores aprendem, por exemplo, a comprar mídias digitais e fazer vídeos. Um dos parceiros do AAA Inovação, Dado Schneider, é um dos principais líderes da iniciativa.  

Educar os colaboradores para o digital é fundamental. Inovação começa pelas pessoas, sempre.  

Além disso, Trajano esteve à frente de outras iniciativas que mudaram os rumos da Magalu. Uma delas foi o Magazine Você, uma plataforma de social commerce, onde clientes podem criar páginas no Facebook para vender produtos da empresa, ficando com uma comissão pelas vendas. Além disso tudo, um dos pontos mais importantes da Transformação Digital da Magazine Luiza tenha sido a integração quase completa entre o online e o offline. Segundo o próprio Frederico Trajano, a Magazine Luiza deve ser “uma empresa digital com pontos físicos e calor humano”. O próprio Trajano afirma que “somos uma empresa dona de vários canais de venda que usam todos a mesma infraestrutura – mesmos centros de distribuição, mesma contabilidade, mesmo marketing… Com isso diminuímos brutalmente nossos custos e repassamos tal economia, via preços, aos consumidores”. 

Agora, o exemplo de Frederico Trajano e da Magazine Luiza não deveria ser um caso isolado. A inovação vai diferenciar os negócios que dominarão o século XXI daqueles que estarão fora do jogo em pouco tempo. Foi exatamente para isso que surgiu o AAA Inovação. Diariamente, produzimos conteúdos e experiências que preparam pessoas e empresas para o futuro. Atualmente divulgamos diariamente vídeos curtos com insights das maiores autoridades de inovação, empreendedorismo e gestão do Brasil. Em breve teremos uma ferramenta inédita no mundo de diagnóstico para você mensurar o nível de inovação da sua empresa. E isso é só o começo!  

Esses são alguns dos feedbacks que recebemos todos os dias:  

No AAA Inovação, Ricardo Amorim (economista mais influente do Brasil e debatedor do Manhattan Connection), Arthur Igreja (professor da FGV, com experiência em 25 países) e Allan Costa (investidor-anjo e AMP pela Harvard Business School), além da nossa rede de parceiros, entregam conteúdos diários sobre o que há de mais importante no mundo dos negócios, inovação e tecnologia. Dentre nossos parceiros que também produzem conteúdos exclusivos para o AAA, nomes como Dado Schneider, que esteve diretamente envolvido na transformação digital da Magazine Luiza e Edson Mackeenzy, considerado um dos maiores mentores de negócios e inovação aberta do Brasil. Mais do que isso, são conteúdos que farão com que você possa começar a inovar na sua carreira ou negócio… HOJE.  

A consultoria Gartner diz que as próximas décadas serão as mais disruptivas da história. Quem se preparar, poderá aproveitar as grandes oportunidades que estão por vir. Quem fechar os olhos, se tornará uma vítima do futuro. De qual lado você quer estar? Hoje, os Profissionais AAA estão inovando em empresas como Banco do Brasil, Bradesco, Bayer, SulAmérica, Samsung, Magazine Luiza, Ambev, Carrefour, Boticário e centenas de médias e pequenas empresas que estão crescendo através da inovação e da transformação digital. Não importa o tamanho da sua empresa ou em que ponto da sua carreira você se encontra. A inovação é para todos.  

Foi pensando em profissionais como você que resolvemos lançar essa oportunidade.  

Veja, uma assinatura padrão da nossa plataforma exclusiva, onde os Profissionais AAA têm acesso a todos os nossos conteúdos, custa R$ 49,90 por mês ou R$ 499,00 por ano. Perceba que R$ 49,90 é menos do que um livro de negócios vendido fisicamente aqui no Brasil, hoje.  

E R$ 499,00 por ano é menos do que boa parte dos cursos dos gurus especialistas que surgem em cada canto hoje em dia.  

No AAA Inovação, levamos muito em conta a credibilidade de nossos mentores e da transformação que provemos.  

Se você quisesse, hoje, ter nossos três fundadores, Ricardo Amorim, Allan Costa e Arthur Igreja, palestrando e dando mentoria na sua empresa, por exemplo, gastaria aproximadamente R$ 95.000.  

Mas, se você chegou até aqui, temos algo especial.  

Usando o cupom abaixo, você ganhará 10% off na assinatura do nosso plano anual.  

trajano40

QUERO ECONOMIZAR R$ 200

Use o cupom para pagar apenas $ 450,00 no PLANO ANUAL da maior plataforma de inovação do Brasil e ainda ter acesso a:

Insights exclusivos e dicas práticas de inovação e transformação digital para aplicar hoje.

Ferramentas para mensurar o que há de mais importante em termos de inovação e transformação digital na sua empresa. 

Cobertura dos eventos mais inovadores do mundo, como SXSW, SingularityU, Wired Live e Rock in Rio.

Resumos comentados dos principais livros de negócios, tecnologia e inovação.  

Comunidade exclusiva para profissionais AAA.  

Entrevistas com os profissionais mais inovadores do mercado, como Tallis Gomes, Camila Farani, João Kepler e Pedro Waengertner.

Existem pessoas preocupadas com a inovação. E existem pessoas fazendo a inovação, como Frederico Trajano, com a Magazine Luiza, e como milhares de outros profissionais que o AAA têm formado.  

Você quer ficar apenas preocupado com a inovação… Ou quer fazer a inovação acontecer?  

R$ 250,00 por ano significa R$ 0,68 por dia.  

68 centavos por dia para começar a inovar hoje, com mais de 300 conteúdos exclusivos, desenvolvidos pelos maiores especialistas em inovação do Brasil. 

Sem blablabla. Sem fórmulas mágicas. Sem enrolação.

  • Entenda como as novas tecnologias afetarão o seu negócio.  
  • Domine a inovação e aumente o seu faturamento.
  • Aproveite as oportunidades trazidas pela indústria 4.0.
  • Aumente suas oportunidades de carreira
  • Aprimore o seu conhecimento sobre o que realmente importa.

Não importa se você é:

  • É o dono de um negócio em busca de inovação; 
  • É um profissional dentro de uma empresa buscando convencer a alta liderança em trilhar a transformação digital;
  • É um profissional que ainda não tem certeza de como se preparar para as mudanças que estão vindo;
  • É um gestor buscando saber como administrar sua empresa ou área no mundo 4.0.

Você quer apenas ler e admirar cases como o de Frederico Trajano e a Magazine Luiza, ou quer construir o seu próprio case de inovação?  

Não importa o seu segmento. Não importa o seu faturamento. Não importa o seu número de funcionários.  

A HORA DE INOVAR É AGORA.

Queremos oferecer a melhor experiência para nossos Profissionais AAA, com os melhores conteúdos e o melhor suporte. Pensando nisso, o cupom trajano40 está disponível por tempo limitado. 

-
Days
-
Hours
-
Minutes
-
Seconds

ATENÇÃO! O DESCONTO É VÁLIDO APENAS PARA O PLANO ANUAL

Muita gente tem falado sobre inovar… Mas quem realmente está comprometido em fazer a inovação acontecer? São esses profissionais que queremos como parceiros no AAA. 

Vamos juntos fazer a inovação acontecer?

3 pequenos passos para a inovação  

• Acesse o link abaixo • Selecione o PLANO ANUAL, insira suas informações e o cupom trajano40 • Finalize seu cadastro e pronto! Você tem nas mãos os segredos para começar a inovar hoje mesmo!